Pages - Menu

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Campanha Mais Mulheres na Política é lançada no RN

campanh* Assis Silva - Ampliar a participação das mulheres na política e aperfeiçoar a democracia num País onde elas representam mais de 51% da população e, inversamente, nos cargos eletivos, ocupam apenas 13% deles. É este o objetivo da campanha Mais Mulheres na Política, lançada esta manhã (26) na Assembleia Legislativa, durante audiência promovida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados.

“Estamos discutindo a subrepresentação da mulher na política e o caminho mais adequado para a gente modificar este quadro é entendermos que é necessário uma reforma política inclusiva, que adote políticas afirmativas, a fim de incorporar ações efetivas que permitam a gente garantir condições de sucesso para as candidaturas femininas”, disse a senadora Fátima Bezerra (PT), umas das articuladoras do movimento.
Na Câmara Federal, dos 513 parlamentares, apenas 52 são mulheres, o que representa menos de 10%. O Senado, com 81 cadeiras, conta com 14 senadoras. Dos 27 Estados da federação, 16 deles não elegeram nenhuma representante no último pleito e dos 28 partidos que tem representação no parlamento, 17 contam apenas com homens ocupando vagas.
Fátima Bezerra disse que o momento é de mobilizar a sociedade para uma reforma política e citou avanços como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já aprovada no Senado, em primeiro turno, que estabelece cotas para mulheres nas eleições para deputado federal, estadual e vereador. Após concluída a votação, vai vigorar para as três legislaturas seguintes. Na primeira legislatura subsequente, a cota é de pelo menos 10%; na segunda, de 12%; e na terceira, de 16%.
A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) disse que a sociedade também precisa participar deste debate: “Nossa participação é muito tímida e esse debate vai trazer sugestões para uma participação mais abrangente e com mais eficácia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.