Pages - Menu

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Governo do Estado do RN vai decretar emergência nos três municípios sob risco por causa de arrombamento em açudes

Resultado de imagem para Governo do Estado do RN vai decretar emergência nos três municípios sob risco por causa de arrombamento em açudes
Foto: Ilustrativa

O Governo do Rio Grande do Norte vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos.
A ação se dará por causa dos arrombamentos nos açudes São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro na noite deste sábado.
Há risco de rompimento em mais dois reservatórios.
Com o quadro de emergência o Estado poderá receber recursos federais.
O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já foi informado dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.
A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, prefeitos de municípios da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil.
A reunião aconteceu depois do monitoramento dos reservatórios e constatado o risco de novos rompimentos.
Com o arrombamento dos 3 açudes citados, estão sob risco os açudes Vavá 2 e São Miguel 2, este último com maior volume de água, o que preocupa ainda mais a Defesa Civil.
Todos os reservatórios estão localizados em propriedades privadas do município de Fernando Pedroza.
A partir da noite deste domingo o maior reservatório será monitorado a cada hora pela Prefeitura de Fernando Pedroza.
“Havendo anomalia, eles emitem o aviso a todas as pessoas nas áreas que possam ser afetadas por extravasamento por meio de grupos de WhatsApp, rádios locais e carros de som. Amanhã uma equipe da Semarh vai fazer intervenções como a instalação de dispositivos para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro, permitindo que diminua o volume armazenado no açude São Rafael 2. Consequentemente reduz o seu risco potencial”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.



* Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.