NOSSO BLOG

NOSSO BLOG

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Em caso raro, bebê nasce com dois dentes e surpreende pais em Sorocaba, no Estado de São Paulo

Bebê nasceu com dois dentes em Sorocaba — Foto: Ana Carolina Soares/Arquivo pessoal

Foi só o recém-nascido Cristiano Felipe abrir a boca para chorar ou sorrir que dois dentes foram percebidos na gengiva e despertaram surpresa em uma família do bairro Árvore Grande, em Sorocaba (SP).
Mãe pela segunda vez, Ana Carolina Soares conversou com o G1 e disse que o bebê nasceu no dia 15 de julho, mas ela não foi a primeira pessoa a perceber os dentes "apressados".
"Eu estava no centro cirúrgico e foi a minha cunhada que viu. Eu fiquei surpresa. Na minha família não tem casos assim", conta.
Os primeiros dias de vida de um recém-nascido geralmente são de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê. E o caso do pequeno Cristiano foi ainda mais complicado, porque os dentes machucavam o seio de Ana Carolina e também feriram a parte inferior da língua da criança.
"Eu estava com dificuldade para amamentar, estava machucando. Ele também não estava ganhando peso, então avaliaram para retirar os dentinhos."


Procedimento
O procedimento para extrair os dentes foi realizado na quinta-feira (25) pela dentista Isabel Critis, sob acompanhamento da pediatra Maria Fernanda Haro e com auxílio da técnica de enfermagem Salete Vieira, do centro de saúde da Vila Haro.
A dentista disse que nunca viu um caso parecido em 20 anos de atuação. Segundo estudos, a prevalência de dentes natais, que são presentes no nascimento, é de um caso para cada 3.500 nascimentos, sendo mais comuns no sexo feminino.
Segundo a especialista, as causas são variadas, mas podem ser hereditárias, hormonais, distúrbios de formação dos dentes, entre outras. Existem também dentes que nascem até o primeiro mês de vida do bebê.
Antes da extração, houve avaliação da saúde do bebê para retirar os dentes.
"É um caso raro. Os dentinhos estavam grandinhos e 'molinhos'. Tinha risco de soltar e ele engolir ou até mesmo aspirar. Por isso, a opção foi a extração. Além disso, estava causando uma ferida na língua do bebê e a mãe estava com dificuldades para amamentá-lo", explica.


* G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.