Macau está entre as cidades que decretaram lockdown Foto: Adriano Abreu |
As cidades de Guamaré, Macau e Pendências, localizadas na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, irão adotar, a partir da próxima segunda-feira, 8, medidas de isolamento social rígido, o lockdown.
Os prefeitos desses municípios assinaram um decreto conjunto, publicado em seus respectivos Diários Oficiais municipais, detalhando as medidas.
Os prefeitos desses municípios assinaram um decreto conjunto, publicado em seus respectivos Diários Oficiais municipais, detalhando as medidas.
Entre outras considerações, os prefeitos Adriano Diógenes (Guamaré), Túlio Lemos (Macau) e Flaudivan Martins (Pendências), destacaram o "crescente número de casos em cada município e a necessidade de ações mais radicais no sentido frear ímpeto de infectados, fazendo reduzir a curva evolutiva da contaminação em cada território". As medidas de isolamento sócial rígido valem até o dia 21 de junho.
Os documentos, publicados neste sábado, 6, pelos prefeitos, suspende temporariamente as atividades consideradas não essenciais nas cidades. Os gestores pretendem "evitar a transmissão comunitária do coronavírus e permitir o achatamento da curva de proliferação do vírus entre municípios". Para isso, "fica proibida a circulação de pessoas entre os dias 08 e 21 de junho de 2020, salvo por motivo de força maior".
Está permitida a circulação de pessoas para: aquisição e comercialização de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal; para o comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde; para realização de operações bancárias, saque e depósito de numerário; e para a realização de trabalho e manutenção dos serviços e atividades
consideradas essenciais". Todas essas saídas, porém, estão condicionadas ao uso da máscara de proteção individual e documento pessoal com foto. Veja lista do que é considerado atividade essencial nas três cidades no final da reportagem.
Fica suspenso, no período do lockdown, o funcionamento dos estabelecimentos privados, comerciais, serviços e feiras livres, exceto aqueles considerados essenciais. As atividades comerciais relacionadas como indispensáveis, funcionarão das 08h às 17h, salvo aquelas destinadas às atividades de saúde.
A partir do dia 15 de junho de 2020, serão retomadas, gradualmente, as seguintes atividades comerciais: gráficas, livrarias e papelarias; lavanderias e serviços essenciais de limpeza como limpa fossa; III – óticas, joalherias e relojoarias; confecções, perfumarias e calçados em geral; eletroeletrônicos e móveis; comercialização de materiais de construção.
"Fica proibida toda e qualquer reunião, pública ou privada, sendo vedada a permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, inclusive em condomínios e residenciais, com objetivo de promover atividade física, passeios, eventos esportivos, eventos de pescas e outras atividades que envolvam aglomerações. As atividades religiosas devem ser realizadas de modo remoto, reconhecida sua essencialidade quando voltadas ao desempenho de ações sociais e amparo aos vulneráveis", diz o documento.
* Passando Na Hora
* Passando Na Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.