Pages - Menu

terça-feira, 9 de abril de 2024

Açudes de Upanema e Caraúbas Devem Ser os Próximos a Sangrar no RN.

 

A “sangria” de açudes e reservatórios de água ao redor do Rio Grande do Norte tem sido motivo de alegria para as populações das áreas mais áridas do território potiguar. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), enquanto 16 reservatórios potiguares já alcançaram 100% da capacidade, outros dois açudes estão com mais de 90% da capacidade total e devem ser os próximos a transbordar: Umari, em Upanema, e Santo Antônio de Caraúbas, na cidade de Caraúbas, ambos no Oeste Potiguar.
O açude de Santo Antônio de Caraúbas, que comporta 8.538 m³ de água, está com 98,49% da capacidade. Já o reservatório do Umari, com capacidade total 293 m³, e com atual percentual de 91,13%. De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bristot, a previsão é de chuvas para ambos os municípios nesta semana. Em Caraúbas, a partir desta quarta-feira 10, a expectativa é para chuvas que variam entre 10 e 20mm. Em Upanema, a expectativa é a mesma. “Bastante chuva a partir de quarta até o final de semana, com precipitações todos os dias na parte da tarde”, completou.
De acordo com o Igarn, que monitora 63 reservatórios de água responsáveis pela segurança hídrica potiguar, os 16 açudes que estão com 100% da capacidade são Mendubim, em Assu; Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado e Mulungu, em Currais Novos; Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, na cidade de Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Encanto, no município de Encanto; Santa Cruz do Trairi, na cidade de Santa Cruz; Gargalheiras, em Acari; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; Novo Angico, no município de Angicos; Pinga, em Cerro Corá; e Tesoura, em Francisco Dantas. O volume observado nos açudes em 2024 não chegava a esta quantidade há quase 13 anos, de acordo com o Instituto.
O Igarn ainda informou, que nos reservatórios monitorados não foram encontrados problemas estruturais que indiquem risco. No entanto, diante do cenário climático de chuvas intensas, vistorias do Plano de Segurança de Barragem têm sido realizadas em conjunto com Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), assim como o acompanhamento para garantir a segurança dos reservatórios.
É com a cheia nos reservatórios que o abastecimento de água para as comunidades locais é garantido, diz o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ewerton Siqueira. “A cheia exerce uma influência direta no abastecimento de água para as comunidades, resultando em maior disponibilidade de água potável para consumo diário, atividades agrícolas e demais usos, além da redução do racionamento e pressão sobre fontes hídricas”, explica.
A esperança para a população é de maior tranquilidade para o uso dos recursos dos reservatórios, assim como um maior desenvolvimento da economia no interior potiguar. Siqueira relata que, no contexto econômico, a situação impacta setores como agricultura, geração de energia, indústria e turismo. “Isso se traduz em aumento da produção agrícola, redução de custos industriais, atração de turistas pelas belezas naturais mantidas e, consequentemente, geração de empregos e crescimento da renda local. A gestão adequada dos recursos hídricos torna-se crucial para o bem-estar e desenvolvimento sustentável da região potiguar”, completa. 



* Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.