A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, considerada a maior do Rio Grande do Norte, está com menor nível desde a sua fundação, há 30 anos. Quem afirma é a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) que começou o racionamento da água do reservatório nesta quarta-feira (22) com pouco mais de 30% da capacidade máxima.
Ao todo, a barragem abastece cerca de 34 municípios. Das adutoras que são abastecidas pela Armando Ribeiro Gonçalves, sete foram afetadas. Entre elas, a do Médio Oeste, abastece os municípios de Campo Grande, Messias Targino, Janduís, Paraú, Triunfo Potiguar e Patu. Destes, apenas os dos últimos não estão com a água racionada. "Atualmente estamos fazendo racionamento em quatro cidades.
Com o racionamento, os moradores destes municípios têm que encontrar maneiras de não ficar sem água. A compra de água mineral é uma opção. Contudo, como o município não tem caminhões-pipa, as carroças-pipa são a principal forma de aliviar a falta de abastecimento. "Vendemos a pipa de 400 litros por R$14. Dá para fazer umas cinco viagens por dia", diz José Alexandre Sobrinho, que trabalha como carroceiro.
Com o racionamento em vigor, a expectativa agora é com a chuva. Só a água do céu pra aliviar o sufoco da seca no interior potiguar.
Foto: Canindé Soares/Arquivo Pessoal)* Reprodução Márcio Melo via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.