Pages - Menu

terça-feira, 24 de junho de 2014

Vírus da pólio é encontrado no esgoto do aeroporto de Viracopos

Criança recebe vacina contra poliomielite

Veja On Line - O vírus da poliomielite tipo 1 (WPV1) foi encontrado em amostras de esgoto recolhidas em março no Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP). A identificação foi feita no dia 18 de junho, conforme divulgou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento não foi registrado nenhum caso da doença e, segundo a agência, o Brasil não pode ser considerado infectado pelo WPV1.

A identificação do vírus foi realizada durante um teste de rotina de vigilância da água de esgoto, mas o vírus não foi encontrado em amostras recolhidas na sequência no mesmo local. De acordo com a OMS, o risco de o vírus da pólio identificado no Brasil se espalhar é "muito baixo", levando em consideração o alto nível de imunização da população, obtido por meio de campanhas periódicas. A cobertura de imunização do Estado de São Paulo e da região de Campinas nos últimos anos é superior a 95%.
​O vírus é geneticamente similar a uma amostra recentemente isolada de um caso na Guiné Equatorial. De acordo com a OMS, ele deve ter vindo com um viajante que esteve em uma região infectada. A poliomielite ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas. Não há cura para a doença, que pode ser evitada com a vacinação, e é considerada erradicada do Brasil desde 1989 e nas Américas desde 1991.
(Com Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.