Pages - Menu

sexta-feira, 5 de junho de 2015

BPChoque encaminha à Sesed relatório sobre situação de caos em Alcaçuz


* No Minuto - O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) encaminhou um relatório à Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesed) falando sobre a situação da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No documento, a polícia sugere que uma área de contenção externa seja construída para minimizar as fugas na unidade.

O relatório foi produzido durante uma revista realizada no dia 12 de maio, após a onda de rebeliões que aconteceu nos presídios do estado. Segundo o BPChoque, o fato dos apenados estarem fora das celas é um dos pontos mais graves para a segurança do local.
A situação de insegurança é tão grave que os detentos podem estar em posse de armas, facas, estiletes, bebidas alcoólicas e drogas. Com todos esses ‘equipamentos’ e produtos, além do déficit de agentes penitenciários, os presos não encontram dificuldades para escavar os buracos para fuga.  

Com a falta de estrutura dentro das unidades e também insuficiência de pessoal, o BPChoque pediu ao Governo do Estado "cautela e moderação" no emprego do efetivo da PM durante a situação de crise no sistema prisional. Segundo o comandante do BPChoque, major Cícero Francisco Cardoso, a atuação da tropa dentro dos presídios precisa ser sempre a "última alternativa", porque a utilização não solucionará os problemas existentes e, com os PMs, "poderá trazer consequências de grande repercussão, em casos de resistência e confronto à entrada do efetivo nos presídios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.