Pages - Menu

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Governo do RN Retém Recursos do Fundeb dos Municípios Para Pagar Dívida do Estado com Médicos

 

Os prefeitos do Rio Grande do Norte não estão nada contentes com o novo Governo Fátima Bezerra. Além de atrasar repasses constitucionais como o ICMS, IPVA e parte da arrecadação da dívida ativa que pertence aos municípios, agora é a vez de não repassar integralmente o dinheiro do FUNDEB para a educação.

A parcela da primeira semana de janeiro de 2023 ainda está em aberto. Na última quinta-feira (26), depois de sofrer ameaça de judicialização e da pressão e desgaste com os gestores municipais, o Governo prometeu pagar 50% dos mais de R$ 19 milhões da parcela obrigatória. O restante informou que só pagaria na segunda semana de fevereiro. A dificuldade, segundo o próprio Governo, foi um acordo feito com médicos, referente à outra dívida do Estado, e por isso o dinheiro (dos municípios) precisou ser usado para pagar aos profissionais da saúde da conta do Estado.

A sorte do Governo Fátima é o silêncio da oposição. Porque isso é o que podemos chamar de pedalada fiscal: usar recursos dos municípios (repasses constitucionais) para fazer caixa e pagar dívidas próprias. Além disso, ainda usa o dinheiro do FUNDEB para gastos em outra área. O melhor já começou!


Por Blog da Karina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.