segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em audiência pública moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores exigem melhorias


A convite do Prefeito Ciro Bezerra os moradores marcaram presença na audiência pública realizada sexta-feira (26), na praça da Saudade no Bairro Nossa Senhora das Dores em Itaú.
O encontro teve inicio por volta das 18:30h com a participação dos poderes Legislativo e Executivo. O Secretário de Finanças, Marcos Moreira, deu início a audiência pública, explicando sobre a importância da participação da população na elaboração do PPAP (Plano Plurianual Participativo) citando que em conversa com secretários da cidade de Tangará-RN, o PPA é elaborado somente com os secretários e equipe administrativa, passando em seguida a palavra para o prefeito Ciro Bezerra (DEM).

O Prefeito Municipal iniciou cumprimentando os vereadores, equipe administrativa e a população do bairro Nossa Senhora das Dores na pessoa de Geraldo Lopes, como representante do bairro. Ciro Bezerra disse que a realização das audiências era um sonho planejado para sua administração, e que hoje estava sendo realizado, visando um governo participativo.

De acordo com o prefeito “há uma grande necessidade da interação da população, do poder público, para desenvolver e desempenhar ações necessárias para causar o bem estar social, para fazer as funções sociais da prefeitura, chegar a cada um morador, a cada um cidadão”.

Ciro disse ainda que naquele momento que os moradores teriam a oportunidade de dizer o que é necessário no bairro, na rua, para que os poderes tenham conhecimento de todas as necessidades. E cada um poderia dizer as suas necessidades para poder executar as ações necessárias.

O gestor finalizou seu discurso de abertura dizendo que uma administração não se faz com duas ou três pessoas não, mas com a participação da população cobrando, reivindicando, sugerindo e acima de tudo agradecendo com ações, convidando os itauenses administrar junto com ele, quando disse que a administração não é dele mas: “nossa administração”.

A audiência prosseguiu com a palavra dos vereadores, dando inicio o vereador Márcio Lima, que destacou aquele momento como muito importante, parabenizado o atitude do prefeito, pelo fato de há 4 anos estar a frente do poder legislativo e nunca nenhum gestor teve essa coragem de ir a praça pública pedir a participação do povo para elaboração do PPA, destacando também como importante a participação dos vereadores nas audiências para se interirar das exigências da população, facilitando assim a aprovação de projetos que venha beneficiar a todos, incentivando o povo a participar.

O vereador Antônio Dias (Toinho Galego) destacou a audiência como um momento novo, onde a população tem a oportunidade de participar e opinar na administração, construindo assim um município melhor com suas propostas.

Jailson Brito disse que aquele era um momento especial para os moradores do bairro, onde teriam o direito de falar, exigir que as ações aconteçam no bairro, destacando ainda não ser possível atender todas as exigências, mas o possível para dar melhores condições a cada um.

O Vereador Ítalo Medeiros iniciou seu discurso dizendo que os moradores estavam com uma grande interrogação, pelos vereadores da oposição estarem presente neste momento, explicando que aquele momento era uma oportunidade que os moradores tinham para reivindicar, expor ideias, e que estavam ali para somar, aprovando projetos exigidos pelo povo, encerrou parabenizando o prefeito pela iniciativa da audiência.

Fazendo uso da palavra o Vereador Reikson Brasil destacou a reunião como momento ímpar, onde não existe “lado A” ou “lado B”, aquele era o momento deles reivindicarem, porque só eles conhecem bem os problemas do bairro, assim como ele conhece os problemas de sua casa, os moradores sabiam os problemas de sua rua. Indicando os moradores que aquele era o momento de agir, tirar a timidez e exigir seus direitos, deixasse a vergonha de lado, por que eles (vereadores) estavam ali para somar, para aprovar s projetos que era de vontade de todos. Dizendo que estava ali não para fazer um palanque político recheado de promessas e demagogia, mas para prometer aquilo é que possível, aquilo que é capaz, fazendo exemplos óbvios para explicar aos presentes, dizendo que se o prefeito disser que vai construir um hospital no bairro e outro no centro, aquilo é demagogia, mas se dizer que vai melhora a segurança, construir uma quadra de esporte, ampliar a unidade de saúde, tudo isso é capaz.

O Presidente da Câmara Vereador Paulo Moreira disse ser importante aquele momento que seria realizado em todos os barros da cidade, parabenizando o prefeito, finalizando dizendo que precisava da ajuda de todos para melhor governar.

Finalizou as falas a vereadora Fafá Maia, relatando sobre o fato da importância da inciativa, que seja positiva e todos ajudem nesse projeto, pois uma comunidade precisa de muitas coisas, mas há algumas prioridades que podem ser destacadas como urgências e serão avaliadas pela administração, e ninguém melhor do que os moradores para mostrar quais são essas necessidades.

Os vereadores Gildo Pinheiro e Alex Brasil não compareceram a audiência por estarem em viagem.







A audiência pública prosseguiu separando os grupos para que os moradores sugerissem, reivindicasse seus direitos. Após a elaboração das propostas cada representante de grupo apresentava suas propostas.

As exigências dos moradores não foram tão diferentes, onde foi possível detectar a necessidade de ampliação do Cemitério local, saneamento básico (exigindo urgências para alguns pontos críticos), tambores de lixo, lombadas (que-molas), ampliação das consultas médicas, carro para transportar os doentes, guarda noturno, construção de uma quadra de esportes, asfalto da av. Francisca Nunes Cavalcante, pavimentação, iluminação, retirada de animais das ruas, academia para os idosos e limpeza das ruas.

A audiência foi encerrada com as palavras do Prefeito Ciro Bezerra que agradeceu a todos os participantes, que se unirão para definir metas para o bairro, dizendo estar feliz pelos grupos estarem sincronizados uns com os outros.






* Márcio Melo via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.