sexta-feira, 12 de julho de 2013

Homem registrado como morto é eleito prefeito no México

O mexicano Leninguer Raymundo Carballido, que ganhou a eleição para prefeito de San Agustín Amatengo, aparece em foto sem data. Ele é acusado de ter forjado a própria morte para se livrar de uma acusação de participação num estupro
Um homem registrado como morto foi eleito prefeito da cidade de San Agustin Amatengo, no Estado de Oaxaca (México), no último domingo (7), relata a agência Associated Press.

De acordo com autoridades do país, parentes de Leninguer Raymundo Carballido Morales forjaram um atestado em 2010 que provava a morte dele por coma diabético. A fraude convenceu a polícia a desistir de investigá-lo pela suposta participação em um crime de estupro coletivo ocorrido em 2004.
Mesmo oficialmente morto, Carballido se candidatou ao cargo de prefeito da pequena cidade de 1.400 habitantes usando somente o sobrenome e ganhou por uma pequena margem, conforme a AP.
Pouco após a vitória, o certificado de óbito do homem veito à tona e a história foi revelada. Como as investigações ainda estão em curso, ainda é possível que ele tome posse do cargo, de acordo com a agência.
A legenda de Carballido, o Partido Democrático Revolucionário, disse que foi enganada pelo candidato, que teria apresentado documentos falsos para se filiar à entidade.
A procuradoria do Estado de Oaxaca emitiu nota nesta quinta-feira (11) dizendo que fará todo o possível para prender o homem, mesmo caso ele tome posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.