sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jornal: sindicato faz estudo para vetar jogos às 13h na Copa

Itália reclamou muito por ter que disputar a decisão do 3º lugar da Copa das Confederações às 13h em Salvador Foto: Bruno Santos / Terra
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o Sindicato dos Atletas de São Paulo está promovendo um estudo com base em quatro jogos-teste realizados em julho, sempre às 13h, com o objetivo de avaliar a influência das altas temperaturas e da umidade sobre jogadores de futebol nas partidas. A meta do sindicato - com o apoio da Federação Internacional de Futebolistas Profissionais, a Fifpro - é pressionar a Fifa a vetar os jogos às 13h na Copa do Mundo de 2014. No total, são 24 partidas marcadas para este horário no Mundial do próximo ano, o que preocupa os membros do sindicato.

O presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, afirmou que "é insuportável" jogar neste horário em algumas cidades do Nordeste e em Manaus, por exemplo. Dois dos jogos-teste já foram realizados: o primeiro em 11 de julho, em Manaus, e o segundo em 13 de julho, em Fortaleza. As outras cidades que receberão jogos-teste são Brasília e São Paulo. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, que coordena o estudo, a pesquisa dará "a resposta de que o futebol precisa". Na Copa das Confederações, realizada neste ano no Brasil, as seleções europeias reclamaram muito do calor e da umidade em partidas no Nordeste brasileiro.
* Márcio Melo via Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.