quarta-feira, 3 de julho de 2013

Morre aos 88 anos Douglas C. Engelbart, inventor do mouse

Douglas Carl Engelbart, inventor do mouse, faleceu aos 88 anos nos Estados UnidosO cientista americano Douglas C. Engelbart faleceu nesta terça-feira (3) em sua casa na Califórnia (Estados Unidos) por insuficiência renal. Engelbart morreu aos 88 anos e detém a patente da invenção de uma série projetos. No entanto, ele ficou conhecido por ter sido o criador do mouse. A informação da morte do cientista só foi confirmada na tarde desta quarta-feira (3) pela instituição Doug Engelbart.

Engelbart teve a ideia de criar o mouse em 1964. Na época, quase toda a interação entre o homem e o computador era feita por meio de cartões. Ele concebeu o conceito da necessidade de haver um "periférico de indicação" de direções em um computador durante uma conferência de computação gráfica realizada nos Estados Unidos.
O cientista, então, fez um esboço do que ele havia pensado e mostrou para William English, um engenheiro mecânico que colaborava com ele em projetos de pesquisa. Os primeiros modelos de mouse tinham três botões, pois era o máximo que a estrutura acomodava. Para Engelbart, quanto mais botões disponíveis, mais ele seria útil. A patente do mouse foi registrada em 1967 nos Estados Unidos e oficializada em 1970.
Contrariando a ideia do criador do mouse, na década de 90, Steve Jobs, cofundador da Apple, adaptou o periférico para a linha de computadores Macintosh da companhia. Para o cofundador e os designers da companhia, um botão era o suficiente para o periférico. Segundo o "New York Times", Jobs argumentava que com apenas um botão fica impossível de a pessoa apertar algo sem querer.
Reprodução/Doug Engelbart Institute
A primeira apresentação do mouse em público foi em 1968 durante uma conferência de cientistas da comunicação realizada em San Francisco, na Califórnia (EUA). Após isso, a Xerox e o Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford aprimoraram o periférico e só na década de 80 ele se tornou disponível para uso comercial.
Douglas Carl Engelbert nasceu em janeiro de 1925 em Portland, no Estado de Oregon. Ele deixou três filhas, um filho, a esposa do segundo casamento (a primeira faleceu em 1997) e nove netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.