terça-feira, 20 de agosto de 2013

Barco afunda na Austrália com 105 a bordo

Ilustrativa

SYDNEY, New South Wales, 20 Ago 2013 (AFP) - Um barco com 105 emigrantes a bordo naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da ilha Christmas, território australiano no Oceano Índico, informaram os serviços de resgate.


A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) recebeu um pedido de socorro na manhã desta terça, feito por celular de uma pessoa a bordo, revelou um oficial.



"O barco estava a 120 milhas náuticas ao norte da ilha Christmas, e segundo nos informaram levava 105 pessoas a bordo", disse o porta-voz da AMSA, que declarou um alerta para toda a região.



O navio "HMAS Parramata chegou ao local por volta das 12H30 local (23H30 Brasília de segunda) e informou que o barco estava prestes a afundar".



Os trabalhos de resgate envolvem um avião, um segundo navio e um cargueiro que está na região do naufrágio.



Os naufrágios envolvendo emigrantes são comuns na costa australiana, destino de curdos, iranianos, iraquianos e outros que tentam chegar ao país a partir da Indonésia, em barcos muitas vezes precários e superlotados.



A ilha de Christmas foi palco de um terrível naufrágio em dezembro de 2010, quando um barco com emigrantes do Iraque e do Irã bateu em rochedos, deixando um número indeterminado de vítimas, possivelmente superior a 50.



A pior catástrofe do gênero ocorreu em 2001, quando um barco com 353 emigrantes para a Austrália afundou na costa da Indonésia, sem deixar sobreviventes.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.