sábado, 3 de agosto de 2013

Brasil vence a Rússia por 3 sets a 2 e conquista segunda vitória no Grand Prix

Divulgação

Do Uol - Brasil e Rússia fizeram um jogo com todos os ingredientes da rivalidade que tem marcado os encontros entre os dois países no vôlei feminino nos últimos anos. Em um confronto de muita provocação, equilíbrio e tie-break, as comandadas de José Roberto Guimarães venceram por 3 sets a 2, com parciais de 26-28, 26-24, 25-19, 22-25 e 15-8, e chegou a sua segunda vitória no Grand Prix.

O duelo em Campinas teve muita provocação de ambos os lados. Goncharova e Fernanda Garay foram advertidas pela arbitragem pelo excesso de vibração em muitas comemorações encarando a quadra adversária. A russa chegou a levar um cartão amarelo pela 'rixa'.

O técnico da Rússia Yuri Marichev também protagonizou problemas com a arbitragem por reclamar excessivamente de algumas marcações polêmicas. O treinador tomou um cartão vermelho no tie-break, que resultou em ponto brasileiro e prejudicou sua equipe na disputa do desempate.

Justamente as duas atletas mais 'provocadoras' foram os destaques da partida. Fernanda Garay comandou o ataque do time brasileiro com 22 pontos, além de grande desempenho nos momentos decisivos. Já Goncharova foi a principal pontuadora da partida com 25 pontos para as russas.

Esta foi a segunda vitória do Brasil no Grand Prix. No dia anterior, as atuais bicampeãs olímpicas venceram a Polônia na estreia por 3 sets a 1. Elas voltam à quadra no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), para reedição da final olímpica contra os Estados Unidos.

O jogo

O primeiro set foi marcado por grande equilíbrio e alternância das equipes na liderança do placar. O Brasil sentiu dificuldade para superar o bloqueio russo e para parar os ataques de Goncharova e Kosheleva, que levaram a Rússia a abrir vantagem no fim da parcial.

Dois pontos à frente, as europeias desperdiçaram dois set points e permitiram a virada do Brasil. O bloqueio russo, porém, voltou a fazer a diferença e fez com que a equipe conseguisse se recuperar na parcial para fazer 26 a 24.

O segundo set parecia uma repetição do anterior, com equilíbrio no placar e liderança das russas, que deram início nas provocações. A troca de farpas parece ter inflamado o time brasileiro, que melhorou no bloqueio e conquistou a virada com boas atuações de Fernanda Garay e Adenísia.

As russas perderam a concentração e passaram a errar muito no terceiro set. Uma sequência incrível de erros na parcial permitiu que o Brasil abrisse sete pontos de vantagem no placar. Com eficiência no contra-ataque e no bloqueio, as campeãs olímpicas souberam administrar bem a vantagem e fecharam por 25 a 19.

Precisando vencer o 4º set para seguirem vivas na partida, as russas voltaram a equilibrar o confronto, utilizando bem os ataques com Chaplina e Goncharova. A vantagem no placar fez com que as russas retomassem as provocações e gerou punição a sua principal pontuadora. Já o Brasil viu cair seu rendimento no bloqueio e cometeu muitos erros, principalmente com a jovem Gabi. As europeias aproveitaram para fazer 25-22 e empatar o confronto.

O tie-break, porém, foi amplamente dominado pelo Brasil, que abriu 3 a 0 logo no início do desempate. Um dos pontos foi conquistado graças às reclamações e o cartão vermelho recebido pelo técnico russo. O saque brasileiro fez a diferença, com destaque para Monique, e Fernanda Garay comandou as ações ofensivas. Destaque até então, Goncharova sumiu no último set e amargou nova derrota ante as campeãs olímpicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.