terça-feira, 20 de agosto de 2013

Emater inicia nova etapa do Programa do Leite no RN


A Emater-RN iniciou uma nova etapa de ações para garantir a municipalização total do Programa Leite Potiguar. Com a municipalização do programa, o órgão federativo municipal, através de sua secretaria de ação social, se responsabiliza pela entrega do leite aos seus beneficiários, ficando sob a tutela da Emater-RN o controle financeiro e administrativo do programa.
A equipe de coordenação do programa estará no dia 22 de agosto na regional de Umarizal reunida com prefeituras municipais, produtores, laticínios, técnicos da Emater-RN. O mesmo encontro aconteceu nas regionais de São Paulo do Potengi e São José de Mipibu, respectivamente nos dias 8 e 9 de agosto.
Na primeira fase, 11 cidades assinaram o Termo de Cooperação Técnica que envolve municípios, governo e laticínios.

Em São José de Mipibu, dos 25 municípios, 19 compactuaram com as mudanças. A Emater esteve na regional de Currais Novos no dia 13 de agosto, realizando o processo com a participação de nove municípios dos 12 que compõem aquela área administrativa da instituição.

O coordenador do Programa Leite Potiguar, Isaac Alves, explica como funciona o cronograma das reuniões "Quando atingimos 70% de adesão, realizamos a reunião na regional. Estamos superando essa estimativa que traçamos inicialmente", coloca.

O processo de municipalização já está em andamento desde 2012 quando 11 municípios assinaram o termo de cooperação. Para dar mais agilidade ao processo, um novo modelo de execução foi idealizado. Hoje, a logística adotada segue a distribuição dos municípios dentre as unidades regionais da Emater.

Para a formalização do processo, o município assina o Termo de Adesão e se compromete em realizar o cadastramento dos beneficiários, disponibilizar o local para a distribuição do leite e um funcionário responsável pela distribuição do produto.

Dessa maneira, a Emater-RN cumpre o que determina a Resolução 37/2009 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A produção do Programa do Leite é adquirida pelo Estado e distribuída gratuitamente para os grupos de beneficiários, formados por gestantes, nutrizes, crianças até sete anos de idade e idosos.
* Márcio Melo via Jornal De Fato/Assessoria Emater-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.