segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Fantástico" perde terreno para "Domingo Espetacular"

Dominical da Globo faz 40 anos em baixa

Em agosto, o "Fantástico" completa quatro décadas. Ao invés de comemorar, a equipe da revista eletrônica anda preocupada com os índices do programa. De janeiro para cá, a Globo viu a Record se aproximar cada vez mais da atração. A diferença que há seis meses era de quase dez pontos, já chegou a três. A luz amarela foi acesa.
Há anos, a direção carioca vem tentando conter a fuga de telespectadores no horário. Na última década, a concorrência ficou mais forte e a revista eletrônica passou a apostar nas celebridades, esquetes de humor e outras banalidades para manter a liderança. A produção se esmera ao máximo para escalar matérias com forte apelo popular sem desconstruir a identidade do projeto.

Os furos e as reportagens investigativas continuam na pauta da atração. No último domingo (25), as imagens exclusivas de funcionários da Fundação Casa espancando menores chocou parte da sociedade e fez com que o governo de São Paulo fosse afastado da direção da instituição.  Esse tipo de denúncia bate ponto frequentemente por ali.

Assim como o bloco dedicado ao futebol, que ganhou uma nova cara com a chegada de Tadeu Schmidt ao jornalístico, em 2007. O médico Drauzio Varella é outro que tem espaço garantido na atração. Os quadros de saúde comandado pelo oncologista são sempre sucesso de público e crítica. 

Se na temporada passada, a equipe apostava em revelações bombásticas de artistas no quadro "O Que Vi da Vida", dessa vez as estrelas são anônimas. Atualmente, um dos carros-chefe da atração é o quadro "Vai Fazer o Quê?", uma espécie de pegadinha às avessas que testa o caráter dos brasileiros. 

Divulgação/Record
Outro reforço atende pelo nome de Marcelo Adnet. Depois de uma apagada passagem com um quadro durante a Copa das Confederações, o humorista retornou com a missão de recriar clipes famosos exibidos pela revista eletrônica em décadas passadas. Essa foi a forma que a direção encontrou de comemorar o aniversário do dominical.

Apesar dos investimentos, a distância para o segundo lugar está diminuindo a cada semana. A Record traçou uma nova linha para o "Domingo Espetacular". Há alguns meses, o programa vem investindo pesado em casos policiais e polêmicas envolvendo celebridades. Tudo sob o recheio barato do sensacionalismo. 

Recentemente, a alta cúpula do canal baixou a ordem de que assuntos de grande repercussão ligados ao mundo dos famosos devem ser explorados primeiro pela revista eletrônica da Barra Funda. Foi assim com a polêmica em torno da traição do marido de Scheila Carvalho, com o casamento secreto de Aryane Steinkopf e com a gravidez de Ana Hickmann. A tática vem funcionado. Os índices cresceram mais de 50%.

Resta saber como o "Fantástico" irá contra-atacar.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.