quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Flu sofre nova penhora e pode ter retida a renda da Globo

Ricardo Ayres/PhotocameraEm meio a uma crise nas finanças e no campo, o Fluminense sofreu nova ação de penhora das suas rendas por conta de dívida fiscal e corre o risco de ter bloqueados os repasses sobre direitos de transmissão feitos pela Globo. No mínimo, o clube sofrerá uma perda de 5% de toda a sua renda bruta.

A agremiação tricolor atravessa problemas financeiros que vão desde os processos com cobranças de débitos até a redução do investimento da Unimed. Isso resultou em dois meses de salários atrasados para o elenco.
E, em 12 de julho, a procuradoria da Fazenda Nacional entrou com nova execução fiscal referente à dívida por não pagamento de contribuições previdenciárias. São exigidos R$ 5,5 milhões do clube.
Intimado a apresentar bens para para penhora, o Fluminense ofereceu 5% de sua receita bruta. Caso a proposta não fosse considerada suficiente pelo juiz, o clube disponibilizou “as receitas decorrentes do contrato de televisionamento celebrado com a Globo Comunicações”. Já foram penhorados recursos de venda de atletas e de bilheterias, entre outros.
O clube tricolor ainda pediu a transferência da ação, da 7a Vara Federal para a 10a Vara. O objetivo é juntar todos os processos fiscais sofridos pelo Fluminense em um lugar para que seja estabelecido um percentual fixo de retenção de dinheiro.
Mas isso não tem sido aceito pela Justiça Federal até agora. Por isso que o Fluminense tem feito pleitos até ao governo federal para tentar controlar as penhoras sobre suas rendas que os tem asfixiado. Isso fica claro em uma parte da defesa do clube que fala em “excessivas penhoras realizadas nos outros processos”.
O clube das Laranjeiras é réu em incontáveis processo fiscais na Justiça Federal. Conseguiu suspender vários deles durante o ano de 2013. Mas ainda está longe de resolver o caso. Uma das ações, por exemplo, está suspensa só até 7 de agosto. Depois disso, serão cobrados, de novo, R$ 5,8 milhões de imposto de renda não pago pela entidade.
Não é à toa que o problema do Fluminense está longe de se limitar ao que ocorre dentro de campo, em que trocou o treinador Abel Braga por Vanderlei Luxemburgo. Membros da diretoria reconhecem que a principal questão que afeta o time é a falta de dinheiro.
* Márcio Melo via Blog Rodrigo Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.