quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Paciente é atendido com respirador manual após queda de energia no RN

O Hospital dos Pescadores fica no bairro das Rocas, zona Leste da cidade.
Unidade hospitalar não tem gerador e bateria de equipamentos acabou.

A queda de energia que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste complicou o atendimento no Hospital dos Pescadores, em Natal. Dois pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos precisaram ser atendidos com respirador manual depois que a bateria dos equipamentos da unidade hospitalar terminou. De acordo com a Companhia Energética do RN (Cosern), a queda de energia aconteceu às 15h02 e começou a ser reestabelecida às 16h45. (veja o vídeo ao lado).

A unidade hospitalar até possui gerador, porém o equipamento está quebrado. O Hospital dos Pescadores fica no bairro das Rocas, na zona Leste da capital potiguar. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e o Aeroporto Internacional Augusto Severo estão funcionando com geradores.
O inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, afirmou que todos os semáforos da capital estão apagados. "Temos 25 funcionários tentando organizar o trânsito", disse ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve problemas. As ambulâncias ficaram presas no trânsito quando tentavam atender ocorrências.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que 15% da energia do estado foi reestabelecida. Em Natal, a carga está em 30%. A assessoria de comunicação explica que a energia está chegando primeiro na Grande Natal. No interior do RN a volta da energia vai demorar mais, segundo a Cosern.

O superintendente de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife.

Também foi registrada falta de energia na Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

* Reprodução Márcio Melo via Umarizal News/G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.