NOSSO BLOG

NOSSO BLOG

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MEC divulga oferta de vagas para o Sisu

Brasília – O Ministério da Educação divulgou hoje (31) a lista com as instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2014, além dos respectivos cursos e número de vagas de ensino superior ofertadas. As inscrições para o Sisu começam no dia 6 de janeiro e serão encerradas no dia 10 de janeiro.
Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que não tenham zerado a redação.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e da segunda chamada, no dia 27. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.
O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Durante todo o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso ou cancelar a inscrição.

* Reprodução Márcio Melo

Acidente entre ônibus e carreta deixa 2 mortos e 13 feridos em BH


Duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas após se envolverem em grave acidente na manhã desta terça-feira (31), no bairro Goiânia, região nordeste de Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ônibus coletivo que faz a linha 822 colidiu com uma carreta na rua Abílio Alves dos Santos, altura do número 200, às margens do Anel Rodoviário, no sentido trevo de Sabará, na Grande BH.

Segundo os bombeiros, o impacto da colisão foi tão forte que o ônibus, que transportava mais de 30 pessoas, tombou metros à frente.
Os sobreviventes também foram socorridos por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e, entre eles, um corre risco de morte e foi levado de helicóptero ao Hospital de Pronto-Socorro João 23. O condutor da carreta saiu ileso.
Após o trabalho da perícia, os corpos dos mortos serão encaminhados ao IML (Instituto Médico-Legal) da capital mineira.
Moradores da região onde ocorreu o acidente alegam que é frequente o registro de graves acidentes no local. Já testemunhas informaram para policiais militares que viram quando o condutor da carreta não respeitou uma parada obrigatória e atingiu a traseira coletivo. Porém, o motorista nega e disse que estava sem visibilidade devido à chuva.
Os dois condutores foram detidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Eles também serão submetidos ao teste do bafômetro.

* Reprodução Márcio Melo

Círculo em plantação 'após luz misteriosa' intriga Califórnia


Do R7 - Residentes da Califórnia estão intrigados com o súbito surgimento de um desenho com círculos gigantes em uma plantação.
A figura misteriosa apareceu em uma fazenda no fim de semana. O enorme círculo foi feito em Salinas Valley, perto de Monterey.
Os primeiros a notar a figura foram dois amigos que afirmam ter visto duas explosões de luz antes do amanhecer de domingo.
Ninguém assumiu a autoria do círculo.

ÔNIBUS DO ARTISTA DORGIVAL DANTAS SOFRE ACIDENTE NA BR 101


O ônibus do sanfoneiro Dorgival Dantas, tombou em uma ribanceira, na BR-101, Km3, próximo a Usina Maravilhas, em Goiana, no início da manhã de hoje (31). O veículo seguia de Natal para Maceió, por volta das 06h, com cinco técnicos da banda, quando saiu da pista e tombou. Apenas um do integrantes, identificado por Daniel, teve ferimentos e foi socorrido pelo SAMU Goiana.





O motorista, Germano Gonzaga, contou que perdeu o controle do veículo. Chovia no momento. “A pista estava molhada e parecia estar com óleo. Não consegui frear. Tentei parar o ônibus batendo na árvore, mas não segurou e o veículo tombou na ribanceira. Graças a Deus ninguém se feriu gravemente”, disse. O músico Dorgival Dantas não estava no ônibus.





A cerca de 300 metros, um outro acidente. Um veículo capotou, também no trecho próximo a Usina Maravilhas. Os feridos foram socorridos pelo SAMU. Ninguém se feriu gravemente.
Alguns técnicos do SAMU se dispuseram a ajudar mesmo estando de folga. Enfermeiros do Hospital Regional Belarmino Côrreia também estiveram no local para dar apoio.


Para esclarecer sobre o ocorrido aos fãs e público da banda o artista Dorgival pública em seu instagram que não estava presente no ônibus no momento do acidente pois o ônibus teve que ir na frente para Maceió, onde a banda fará o segundo show da virada do ano. Nele estava excelentes profissionais como o motorista, parte da equipe técnica.

* Reprodução Márcio Melo via Umarizal News/Estação Forró/Uzl Festas

Ronaldinho supera Neymar e é eleito o Rei da América de 2013

Ronaldinho supera Neymar e é eleito o Rei da América de 2013O título do Atlético-MG na Libertadores da América fez a diferença para Ronaldinho Gaúcho ganhar um conceituado prêmio no fim de 2013. O meia foi eleito o Rei da América, em eleição tradicional divulgada anualmente pelo diário El País, do Uruguai.
Apesar de uma lesão que o afastou dois meses no segundo semestre e uma atuação apagada no Mundial de Clubes, Ronaldinho Gaúcho recebeu 156 votos. Na lista, apareceram em seguida o atacante Neymar, atualmente no Barcelona, da Espanha, com 81, e o argentino Maxi Rodríguez, responsável por comandar o Newell's Old Boys, com 79.
Quando brilhava no Barcelona, Ronaldinho já havia sido o melhor da Europa em três oportunidades seguidas, entre 2004 e 2006. Além disso, foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2005.
Na seleção ideal do continente sul-americano, outros seis jogadores brasileiros foram citados: Réver, Marcos Rocha, Bernard, Jô, outros campeões com o Atlético-MG da Libertadores, além de Everton Ribeiro, destaque do Cruzeiro no título brasileiro, e o próprio Neymar.
Completam a lista junto com Maxi Rodríguez, mais dois argentinos, Paolo Goltz e Ignacio Scocco (do Internacional), e o goleiro uruguaio Martín Silva, do Olimpia, que está na mira do Vasco para a temporada 2014.

Veja os números da votação do Rei da América:

Ronaldinho (Brasil) 156
Neymar (Brasil) 81
Maximiliano Rodríguez (Argentina) 79
Everton Ribeiro (Brasil) 8
Jo (Brasil) 6
Éderson Alves (Brasil) 5
Jefferson Montero (Ecuador) 4
Pablo Velázquez (Paraguay) 2
Paulinho (Brasil) 1
Diego Forlán (Uruguay) 1
Víctor (Brasil) 1
Bernard (Brasil) 1

* Reprodução Márcio Melo

FELIZ ANO NOVO A TODOS - BLOG DO PROFESSOR MÁRCIO MELO



Neste ano que se inicia queremos desejar um ótimo ano de 2014 com muita saúde, paz, harmonia entre as famílias com muito respeito, afeto e a dignidade de sempre.
Que todos possam realizar suas metas, seus sonhos e brilhar como a luz do sol e a beleza da lua em todos os dias de sua vida.
Obrigado a todos que em 2013 nos prestigiaram, nos fortaleceram e também nos mostraram os caminhos errados para que possamos corrigi-los e andarmos na trilha da sabedoria e da certeza em buscarmos o melhor caminho certo.
Obrigado de coração a todos os nossos parceiros, anunciantes, web acessantes e aqueles que direta e/ou indiretamente ajudam a construir um mundo mundo junto ao nosso blog.
Que DEUS possa iluminar o caminho de cada um com muita sabedoria, respeito, saúde e amor sempre ao próximo.

Brasileiro não suporta ritmo e queniano fatura o bi na São Silvestre

Montagem BOL
O brasileiro Giovani dos Santos até tentou e por um bom tempo ficou no pelotão de frente, mas o título masculino da São Silvestre 2013 foi para o Quênia, assim como a segunda e terceira colocações. Edwin Rotich conquistou nesta terça-feira o bicampeonato da tradicional corrida de rua, com uma performance dominante e segura.
Rotich, de 25 anos, disparou nos últimos três quilômetros de prova, aproveitou a experiência da sua conquista em 2012 e não teve problemas para confirmar mais uma conquista, com certa tranquilidade. Fechou os 15 quilômetros em 43min48s, com mais de 20 segundos de vantagem par ao vice-campeão.
Giovani repetiu a quarta colocação que conseguiu em 2012, e teve de ver uma trinca queniana encher o pódio da São Silvestre. Mark Korir foi o segundo colocado e Stanlei Koech terminou a prova no terceiro lugar.
"Estou satisfeito, cheguei a ficar na frente, forcei os quenianos. Acompanhei até onde deu, cheguei a encostar. Tentei ir para o terceiro lugar na subida, mas senti um problema na panturrilha e tive de segurar. A gente vem trabalhando e o resultado vai chegar", afirmou Giovani à TV Globo.
A prova masculina começou com um pelotão não demorando a se desgarrar. Um grupo de cinco atletas, dominado pelo jogo de equipe queniano, tomou a ponta, com o brasileiro Giovane dos Santos variando. Ele chegou a liderar e também acompanhou de trás o grupo, nunca deixando a distância ficar muito grande.
O problema para Giovani apareceu com cerca de três quilômetros para o final da prova, quando os quenianos deixaram de lado o jogo de equipe, passaram a correr cada um por si e, no aumento do ritmo, deixaram o brasileiro para trás.
Edwin Rotich disparou na parte final da prova, mostrando força para encarar a subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, apesar de a disputa ainda estar aberta.
O queniano mostrou tranquilidade nos momentos finais de prova, com um ritmo aparentemente tranquilo. Algumas olhadas no cronômetro e outras por cima do ombro à procura de rivais não demonstraram muita preocupação, e ele faturou mais uma vitória nas ruas de São Paulo.
* Reprodução Márcio Melo

Disputa por imóvel do Minha Casa, Minha Vida termina em morte na BA

A disputa por imóveis não ocupados do Minha Casa, Minha Vida, entregues pela presidente Dilma Rousseff, acabou em morte ontem em Vitória da Conquista (BA).
As casas, apesar de entregues pela presidente em 15 de outubro, estavam vazias e foram invadidas no último final de semana por beneficiários à espera de um imóvel pelo programa federal.
Ao menos 49 casas foram ocupadas por invasores, segundo a Caixa Econômica Federal, administradora do Minha Casa, Minha Vida.

A vítima, o desempregado Alan Souza Damasceno Lima, 21, tinha invadido um imóvel do condomínio Pau Brasil, segundo informações repassadas pela polícia.
O crime ocorreu por volta das 14h30 (horário de Brasília), quando o suposto dono do imóvel ocupado por Lima foi até a residência tentar fazer com que ele saísse.
Houve uma discussão, seguida de agressões verbais. O homem sacou uma arma e disparou cinco vezes contra Lima. A vítima ainda tentou fugir, mas acabou morrendo. Ainda segundo a polícia, o criminoso fugiu a pé e depois pegou carona em uma moto.
Manifestantes têm protestado contra beneficiários que receberam de Dilma as chaves das casas em outubro, mas não se mudaram.
Os manifestantes afirmam que 250 casas do condomínio, que tem 1.750 no total, estão sem morador. Procurada, a Caixa não soube informar o total de imóveis vazios.
No último sábado, os ocupantes chegaram a colocar fogo em móveis velhos numa rodovia em frente ao condomínio. Algumas casas foram alvo de vândalos, que levaram pias e outros objetos das casas vazias.
Em novembro, foram realizados protestos contra a precariedade dos imóveis. Em um deles, um ônibus foi queimado por manifestantes.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha Maia, esteve no local ontem e deu prazo para que os ocupantes deixem os imóveis até 15 de janeiro, de forma pacífica.
"Das 49 casas ocupadas, pelo menos 15 estavam em processo de regularização para as pessoas mudarem. O prazo para mudança é de um mês", disse Maia. "Se não ocupar, a gente entra com processo para rescisão do contrato."
De acordo com o superintendente, 95% dos ocupantes irão passar por uma atualização do cadastro na Prefeitura de Vitória da Conquista para receber uma casa do programa Minha Casa, Minha Vida. "A orientação para os donos dos imóveis que foram ocupados é que eles procurem a Polícia Civil e registrem uma queixa", afirmou.


* Reprodução Márcio Melo

Repórter da Globo diz ter sido assaltado e agredido antes da São Silvestre

DivulgaçãoO repórter da TV Globo Bruno Laurence foi assaltado e agredido, nesta terça-feira, quando ia trabalhar na cobertura da Corrida de São Silvestre, em São Paulo. O jornalista revelou o fato na sua conta do Twitter. Ele disse ter sido agredido pelos assaltantes, mas que está bem.

"Vivemos num país que deu errado. Ultimo dia do ano, a caminho do trabalho, 5:10am pra escapar de um assalto, Caio em outro.", relatou o repórter.

"Levaram bens materiais (recuperaremos) me bateram e ao me reconhecerem como "o cara do Globo Esporte" piorou. Passou, ta tudo bem mas fica o medo e a tristez. Nenhuma fratura no rosto, graças a Deus. Um nariz inchado e a certeza de que meu anjo da guarda eh bom demais. Segue o jogo e bora ser feliz. As frases: " mata que é da Globo! " " mata o maluco do Globo Esporte! " não vão sair nunca mais da minha cabeça.", escreveu Laurence.

O assalto aconteceu quando o repórter estava num carro da empresa a caminho da cobertura da Corrida de São Silvestre.  


* Reprodução Márcio Melo

Governo decide manter IPI de eletrodomésticos mais baixo em janeiro

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeira, máquina de lavar roupa e tanquinho) vai permanecer mais baixo em janeiro, segundo o Ministério da Fazenda.
Desde o fim de 2011, os produtos que têm bom desempenho de gasto de energia (selo de eficiência energética "A") estão com imposto mais baixo.
O das geladeiras e das máquinas de lavar roupa está em 10%; no caso dos tanquinhos, a alíquota atual é de 5%.

IPI DE ELETRODOMÉSTICOS

PRODUTOALÍQUOTA ORIGINALALÍQUOTA ATUAL
Geladeira15%10%
Máquina de lavar roupa20%10%
Tanquinho10%5%
O governo começou a recompor o IPI dos eletrodomésticos gradualmente em fevereiro deste ano.
A modificação mais recente foi feita em outubro, quando o imposto cobrado sobre o fogão (que também estava incluído na lista inicialmente) voltou ao patamar original de 4%, mas aquele cobrado sobre a geladeira, por exemplo, ficou em 10% (o original é 15%).
A expectativa era de que as alíquotas voltassem aos níveis originais em janeiro, mas o governo diz, agora, que não existe previsão para que isso aconteça.
O imposto permanecerá no patamar atual por tempo indeterminado.
A prorrogação atende ao desejo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que chegou a entregar um pedido formal ao governo há alguns dias.
O IPI cobrado sobre veículos, móveis e painéis também esteve mais baixo nos últimos anos, por conta de incentivos dados pelo governo. Nesses casos, as alíquotas voltam a subir gradualmente em janeiro.
* Reprodução Márcio Melo

Agricultor foi morto em comunidade de Quilombolas em Portalegre/RN


O agricultor “Antônio Jaílton Bevenuto da Silva” de 23 anos de idade, residente na comunidade de Quilombolas “Pega” na zona rural de Portalegre no Rio Grande do Norte, foi encontrado morto a golpes de faca peixeira, dentro de casa na comunidade onde morava.

A motivação para o crime intriga a policia local:

* O agricultor foi morto dentro da casa de um tio e segundo informações o mesmo quebrou uma janela para entrar na residência. O tio trabalha fora da comunidade e o agricultor não tinha autorização para ficar no imóvel.

* Antônio estava separado da família e segundo informações a mulher estava tendo um relacionamento com outra pessoa.

* Segundo a policia da cidade, o agricultor estava tendo envolvimento com pessoas viciadas em droga e teria passando o dia de domingo bebendo com um grupo, o que pode ter sido a motivação mais provável para o assassinato.

Antônio foi morto com duas cutiladas de faca peixeira e provavelmente lutou com o acusado antes de morrer. Seu corpo foi removido no final da manhã de segunda feira para o Itep de Mossoró onde será necropsiado.

* Reprodução Márcio Melo via O Câmera

Homem é preso em flagrante ao tentar abusar de criança de 6 anos

Um homem foi preso em flagrante quando tentava abusar de uma menina de seis anos nesta segunda-feira (30) em Marechal Hermes, zona norte do Rio. Segundo a PM, o suspeito tem 67 anos.
A prisão aconteceu após a mãe da menina descobrir a ação do pedófilo e gravar um vídeo do homem fazendo gestos obscenos para a criança. Em seguida, ela teria procurado PM conhecido da família e feito a denúncia.
O suspeito foi encaminhado para a 29ª DP (Madureira) onde começou a ser ouvido por volta das 18h.
* Reprodução Márcio Melo

Corrida de São Silvestre reunirá mais de 27 mil atletas na capital paulista

São Paulo – Mais de 27 mil atletas brasileiros e estrangeiros participam hoje (31) da 89º edição da Corrida Internacional de São Silvestre, na capital paulista. O total supera os 25 mil corredores que se inscreveram no ano passado. Eles disputam a tradicional prova de 15 quilômetros (km). O percurso será igual ao de 2012, com largada na Avenida Paulista, perto da Rua Frei Caneca, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, na mesma avenida.
O pelotão de elite feminino iniciará o trajeto às 8h40. A elite masculina e os participantes em geral largam às 9h. Este é o segundo ano em que a prova ocorre de manhã. Desde a criação da corrida, que celebra a passagem do ano, foram 64 edições à noite e 23 à tarde.
De acordo com a organização, representantes de 41 países de quatro continentes participam da prova em 2013. Entre os destaques estão os campeões da São Silvestre no ano passado, os quenianos Edwin Kipsang e Maurine Kipchumba. Com o melhor tempo entre os homens, ele concluiu o percurso em 44 minutos e quatro segundos. A queniana venceu a prova feminina com a marca de 51 minutos e 42 segundos.
A última vez em que o Brasil esteve no topo do pódio masculino foi em 2010, com Marilson dos Santos. No feminino, o feito não ocorre desde 2006, quando a atleta Lucélia Peres venceu a corrida. Neste ano, os atletas nacionais vão buscar recuperar essa posição. O corredor Giovani dos Santos, quarto colocado no ano passado, encabeça a lista de destaques brasileiros. Entre as mulheres, Tatiele de Carvalho, que conquistou o sexto lugar no ano passado, briga para melhorar a colocação.
Durante todo o trajeto da corrida, interdições no trânsito foram feitas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os bloqueios começaram às 16h de ontem (30). O percurso passará por pontos turísticos importantes de São Paulo, como o Memorial da América Latina, complexo idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na Barra Funda. Ao chegarem à Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, por exemplo, os corredores passarão pelo Teatro Municipal, o Viaduto do Chá e o Largo de São Francisco.

* Reprodução Márcio Melo

Homens armados tentam executar várias pessoas na madrugada de hoje em João Pessoa

Homens armados tentam executar várias pessoas na madrugada de hoje em João Pessoa; Confira

Quatro homens em duas motos tentaram assassinar  a tiros várias pessoas na madrugada desta terça-feira (31). O fato aconteceu na Praia dos Seixas, em João Pessoa.

De acordo com a polícia, várias pessoas se encontravam em um bar quando os acusados chegaram, não disseram nada e já foram atirando. No momento do tiroteio a correria foi geral  e por sorte ninguém foi atingido.

A Polícia Militar foi informada do fato e iniciou as investigações buscas. Várias abordagens foram realizadas, mas os acusados não foram presos.

Em uma das abordagens, a PM parou um Fiat Uno onde se encontravam nove pessoas, dentre elas, as possíveis vítimas dos quatro homens.

Elas deram detalhes sobre os acusados para a polícia que mantém essas informações em sigilo para não atrapalhar as investigações.

* Reprodução Márcio Melo via Folha do Sertão com paraiba.com

Amigos encontram corpos de brasileiros assassinados na Guiana

Casal foi morto a pauladas, segundo amigos; uma moto foi levada (Foto: Arquivo pessoal)

Os corpos dos brasileiros João Veloso do Nascimento, de 41 anos, e Edilene Fernandes dos Santos, 49, foram encontrados no sábado (29) à tarde na estrada de Arimu, na Região 7 da Guiana, país fronteiriço com Roraima. De acordo com um amigo, o casal estava sumido desde domingo (22) e possivelmente foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).
João Barbosa, um dos amigos do casal, mora em Boa Vista. Ele disse que as vítimas saíram do acampamento do garimpo Sand Hill em um quadriciclo para comprar mantimentos e não retornaram mais.
"Acreditamos que eles tenham sido assaltados porque foram mortos a pauladas e a moto não foi encontrada. O local onde foram assassinados é uma serra cuja estrada tem muita lama e a locomoção é difícil", revelou.
Os colegas de trabalho do casal suspeitaram de que algo poderia ter acontecido com os brasileiros e iniciaram as buscas por conta própria.
"Amigos localizaram os dois corpos e acionaram a polícia, que recolheu as vítimas para um órgão da Guiana semelhante ao Instituto Médico Legal (IML) aqui no Brasil, de onde serão removidos para Lethem, município que faz fronteira com o Brasil", explicou Barbosa, complementando que elas foram reconhecidas pelos dois irmãos de Edilene Fernandes.
Ele disse ter conversado com uma das vítimas. "João Veloso ligou para mim no sábado dizendo que iria sair para fazer compras no domingo. Quase todos os dias nos falávamos", afirmou o amigo. O casal tinha um garimpo estruturado com maquinário e dois supermercados, de acordo com o amigo das vítimas.
"Eles eram bem sucedidos. Tinham oito funcionários. Eram uns dos poucos garimpeiros que tinham dupla nacionalidade. Ele abriu uma firma mineradora e tinha residência fixa em Bartica e o garimpo em Blaquata, na Região 7 do país", citou Barbosa, acrescentando que o casal estava trabalhando com garimpo há sete anos na Guiana.
As vítimas deixam dois casais de filhos. "Eles já estão sabendo do assassinato dos pais. Agora, estamos aguardando a liberação dos corpos pela polícia de Bartica. Provavelmente, irei nesta terça-feira (31) para lá tentar agilizar os trâmites para entrega dos corpos", adiantou Barbosa.
Em um e-mail enviado a uma amiga do casal, ao qual a reportagem do G1 teve acesso, o setor consular da embaixada informou que está acompanhando o caso.  A reportagem também tentou contato com o órgão por telefone, mas não obteve êxito.
* Reprodução Márcio Melo

Marido mata mulher com 13 facadas em Guarulhos

Um homem matou sua mulher com 13 facadas no fim da noite de segunda-feira (30), no bairro São João, em Guarulhos.
Thiago Gonçalves da Costa, 26, que já tinha passagem pela polícia por homicídio, foi preso em flagrante pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos, que foi acionada por vizinhos do casal.
Segundo o 7º DP (Bonsucesso) de Guarulhos, quando a GCM chegou na cena do crime, Gonçalves ainda esfaqueava Cibele Fernandes da Costa, 27, que morreu no local.
O casal tinha cinco filhos, entre eles uma menina de três meses.

* Reprodução Márcio Melo