domingo, 2 de novembro de 2014

Hamilton vence nos EUA e se aproxima do título; Massa perde pódio no fim

Mike Stone/Reuters

* Uol - Lewis Hamilton ganhou, no braço, a disputa direta com Nico Rosberg e venceu o GP dos EUA. Com a conquista em Austin, no Texas, o inglês abre 24 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes e está a dois segundos lugares de ser bicampeão da Fórmula 1. Felipe Massa, que fez boa largada, perdeu o terceiro lugar na última passagem pelos boxes e terminou em quarto.

O segundo lugar nos EUA é uma ducha de água fria em Rosberg, que surpreendeu no sábado ao conquistar a pole position com boa vantagem para Hamilton. Agora ele tem 292 pontos, contra 316 do inglês.
Com a diferença, Rosberg precisará vencer as duas corridas restantes, no Brasil e em Abu Dhabi, e torcer para alguma outra escuderia tirar Lewis Hamilton da segunda colocação.
Na briga das demais equipes, de novo Ricciardo se destacou. Depois de uma largada atrapalhada, o australiano remou a prova toda, passou Bottas e Alonso e superou Felipe Massa graças a um vacilo da William na última troca de pneus. Com o oitavo pódio na temporada, ele se consolida como a terceira força do campeonato, com mais de 50 pontos de vantagem sobre Valteri Bottas.
Para Massa, fica a frustração do pódio que lhe escapou pelos dedos. O brasileiro largou em quarto, pulou à frente de Bottas logo na largada e fazia grande corrida até a segunda parada. Chamado aos boxes depois do companheiro, ele foi atrapalhado por uma troca um pouco mais demorada da equipe e viu Ricciardo lhe roubar a terceira colocação.
A prova
Rosberg largou na frente e não deu chances aos rivais, pulando na frente e deixando a briga para os demais, com destaque para Massa e Alonso, que ganharam posições. Hamilton, que manteve o segundo lugar, segurou o ímpeto do pelotão que o seguiu e não tardou a disparar em uma briga particular com o companheiro de Mercedes.

O cenário que se desenhou foi o de uma prova chata, espécie de castigo para um público que lotou o autódromo de Austin. Até a primeira parada, foi o que de fato aconteceu. Sebastian Vettel contribuía para esse cenário. O tetracampeão teve de largar dos boxes por conta de uma troca de motor sobressalente e prometia uma grande prova de recuperação, que não aconteceu.
No meio da corrida, porém, as coisas se animaram. Ricciardo e Bottas, logo depois dos boxes, travaram boa disputa que terminou com vantagem do australiano. Mais atrás na fila, Alonso e Button dividiram curvas algumas vezes em duas disputas que valeram a corrida, com o espanhol terminando na frente.
A disputa que decidiu a corrida, porém, foi rápida, limpa e indolor. Na 25ª volta, Hamilton freou mais tarde e surpreendeu Rosberg, tomando-lhe a ponta com classe e sem chegar perto de um esbarrão, grande temor da equipe Mercedes. Sem a vantagem, o alemão nunca mais voltou a ameaçar de fato o inglês, no máximo com trocas de voltas mais rápidas que não se traduziram em briga por posição.
Momento-chave para Massa
Na segunda troca de pneus, Felipe Massa perdeu a chance de conquistar o que seria o seu segundo pódio da temporada. Embora a tradição diga que o piloto que está à frente tem a preferência para ir primeiro aos boxes, a William decidiu chamar Bottas, no quinto lugar, antes do brasileiro.

A opção custou caro a Massa, que parou uma volta depois e ainda foi prejudicado por um pit stop mais lento que o dos rivais. Ricciardo, que estava no quarto lugar, aproveitou o vacilo para pular à frente e não largar mais a posição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.