sábado, 4 de julho de 2015

Mesmo 'longe do ideal', secretária exalta redução de crimes no RN

Dados apresentados pela secretaria de segurança registram redução no número de crimes violentos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite, comentou na manhã desta sexta-feira (3) os números da violência no estado. De acordo com a secretária, apesar de estar longe do ideal, a segurança pública do RN apresentou melhoras no primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Dados apresentados pela secretaria de segurança registram redução no número de crimes violentos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Relatório registrou redução no número de crimes
violentos no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Segundo o relatório apresentado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o número de homicídios caiu de 769 no primeiro semestre de 2014 para 690 neste ano. Também houve queda no número de lesões corporais seguidas de morte, de 22
para 10 e latrocínios, de 35 para 21.
"Os números são produzidos em uma câmara de mapeamento do crime, onde o observatório da violência, OAB e Ministério Público fiscalizam e produzem em conjunto com a secretaria", informou Leite.
Durante a entrevista concedida ao Bom dia RN (veja acima), a secretaria atribuiu a redução no número de crimes violentos as estratégias adotadas pela Sesed, dentre as quais a 'Mancha Criminal', que consiste em colocar os policiais nos locais mais críticos e realizar operações de combate a tipos específicos de crime.
No entanto, a secretaria admitiu que, apesar dos esforços, o efetivo insuficiente não é capaz de ocupar todas as regiões do estado e evitar todos os crimes. "Quando fazemos o controle de um tipo (de crime), seguindo a mancha penal, eles fazem outro tipo de crime, para ter sucesso. O crime migra", afirmou Kalina.
Ainda de acordo com a secretária, a Sesed mantém diálogo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que sejam convocados novos concursos públicos para a área de segurança. Segundo Kalina, a deficiência da Polícia Civil já ultrapassa os 70%. "De recursos tecnológicos é até razoável, mas a estrutura física e os recursos humanos estão deficientes", disse.


Fonte: Cidade News via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.