* Do Blogue Jair Sampaio - Espalhadas ou penduradas em balcões do açougue público de Caraúbas (região oeste do RN), e até mesmo sobre bancas inapropriadas e por cima de madeiras (feira livre), como também no chão (recipientes plásticos inadequados), as carnes estão expostas sob risco de contaminação.
É muito fácil constatar que a venda de carne está comprometida pela total falta de higiene, e para piorar não existe fiscalização no local, nem por parte do município, nem tão pouco pela Vigilância Sanitária do Estado. Com isso a população vive o iminente risco de contrair, inclusive, meningite.
A insalubre situação do ambiente, flagrada com exclusividade pelo Blog Jair Sampaio (sábado, 26), pode pôr em xeque o plano municipal de saúde pública (se é que existe). A estrutura física do açougue público de Caraúbas facilita o livre trânsito de cães e gatos, elevando os riscos de contaminação à carne vendida por lá.
As consequências podem ser desastrosas para a saúde. Comer carne contaminada é um risco perigoso demais para se ficar exposto. Nos últimos cinco anos, 81 mil pessoas foram internadas pelo Sistema Único de Saúde com doenças relacionadas ao consumo de carne. O gasto para os cofres públicos foi de R$ 32 milhões. [Canal Rural].
A pessoa que consome uma carne mal passada, que tem cisticerco, forma larval, quando a pessoa engole esta larva ela pode ter dentro do seu abdômen a tênia, parasita que causa dor abdominal, diarréia, anemia. Quando a pessoa é contaminada com os ovos da tênia, ela é contaminada com a larva no cérebro e outros órgãos. Isso pode causar epilepsia, distúrbios de cognição, meningite, inclusive o óbito – afirma o neurologista [Canal Rural].
Mais detalhes sobre carne contaminada em http://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/especialistas-alertam-para-riscos-consumo-carne-contaminada-descarte-irregular-residuos-abate-30673
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.