Os leituristas da Cosern identificaram 140 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, em 23 cidades, sendo Natal e São José de Mipibu as cidades com mais focos. O primeiro relatório emitido pela Cosern, a partir do trabalho de campo dos leituristas, foi recebido hoje (2) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Em Natal foram identificados 66 focos; São José de Mipibu,17; Caicó, 12; e Parnamirim, 7, sendo as cidades com maior número de focos do mosquito. Além destas cidades, os focos também foram encontrados em Angicos, Assu, Baraúna, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Martins, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Maria, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu e Touros. Os dados estão sendo enviados para a Sala de Situação, localizada no 7º andar da sede da Sesap, que os repassa aos municípios para que os agentes sejam enviados ao local.
Cerca de 400 leituristas da Cosern passaram por treinamento e têm acesso a mais de 1,3 milhão de residências no Estado. A iniciativa soma-se às outras que já estão em curso e que são monitoradas pela equipe da Sala de Situação, coordenada por Cláudia Frederico, da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) da secretaria: os aplicativos Aedes na Mira e Observatório do Aedes, além do Disque Dengue, que recebe denúncias pelo número 199.
* Assis Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.