sábado, 2 de julho de 2016

Atirador mata cinco e fere 20 em ataque na Sérvia


* R7 - Um homem armado com um rifle abriu fogo em um café da Sérvia neste sábado (2) e matou cinco pessoas, incluindo sua mulher, e feriu outras 20, de acordo com as autoridades locais. O ataque ocorreu na cidade de Zitiste, a 80 km da capital Belgrado.
O homem, cujo nome não foi divulgado, apenas as iniciais ZS, foi visto pouco antes do assassinato em uma discussão com a mulher dentro do café. Pouco depois, ele deixou o local e voltou ao prédio armado com a arma.
Duas pessoas morreram na hora e outras três chegaram a ser socorridas ao hospital da cidade de Zrenjanin, mas não resistiram. Os feridos foram levados para diversos hospitais da região e, segundo as autoridades locais, nenhum corre risco de morrer.
O rapaz foi preso quando tentava fugir do local. O ministro do interior da Sérvia, Nebojša Stefanović, informou que a motivação para o crime foi, provavelmente, ciúmes. 
— Estamos todos chocados pelo que aconteceu, uma vez que o homem não tinha passagem pela polícia.
O jornal britânico The Guardian lembrou que esse foi o terceiro ataque em massa por armas de fogo nos últimos anos na Sérvia, que tenta reduzir a quantidade de armas ilegais no país depois da Guerra dos Bálcãs nos anos 90.
No ano passado, um homem de 55 anos aparentemente embriagado abriu fogo durante a festa de casamento do próprio filho, no norte da Sérvia, matando seis pessoas. Entre os mortos, estão a noiva e os pais dela.
O diário britânico relembrou ainda um caso de 2013, em que um veterano de guerra da Sérvia de 60 anos disparou e matou 13 pessoas após invadir uma aldeia, a 30 km ao sul de Belgrado.
O governo do país estima que haja centenas de milhares de armas sem registro e ilegais na Sérvia, incluindo pistolas e granadas. O ministério do interior lançou uma campanha para os donos devolverem as armas ilegais voluntariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.