A onda de violência no Rio Grande do Norte ganhou destaque nos principais veículos da imprensa brasileira. Desde a última sexta-feira, dia 29 de julho, a capital potiguar, Natal, e outras 20 cidades do estado sofreram com a destruição causada a ônibus e repartições públicas.
Nem o Morro do Careca, um dos principais cartões postais do RN, escapou. Na noite deste domingo, 31 de julho, parte de sua vegetação foi queimada. Bombeiros e a Polícia Ambiental conseguiram evitar o pior.
A crise que vinha sendo anunciada com as sucessivas fugas de presidiários, que já ultrapassaram há semanas a marca de 200, teve seu estopim quando o Governo do Estado iniciou a instalação de bloqueadores de celulares na Penitenciária Estadual de Parnamirim. Esta medida, que deverá se estender às outras unidades prisionais do RN, não agradou aos que ilegalmente se comunicam através destes aparelhos de dentro dos presídios.
No domingo, o governador do RN, Robinson Faria, solicitou à Presidência da República auxílio de tropas das Forças Armadas. O pedido foi atendido pelo presidente em exercício Michel Temer e 1.200 homens devem chegar nos próximos dias. A solicitação ganhou destaque no noticiário nacional.
“Após onda de violência, governo do RN pede apoio ao Exército”, anunciou o Estadão. O jornal A Folha de São Paulo destacou o atendimento do presidente da República em exercício ao pedido do governador Robinson Faria: “Temer autoriza envio do Exército para combater onda de violência no RN”.
Também nesse domingo, o jornal O Globo destacou que a “Polícia prende 25 suspeitos de atos de vandalismo no Rio Grande do Norte”. Nesta segunda-feira (1º), de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), são contabilizadas 60 prisões.
Mais criminosos nas ruas
Em meio ao caos, 14 presos do Centro de Detenção da Ribeira, na zona Leste de Natal, fugiram da unidade durante a madrugada desta segunda-feira. A fuga também ganhou destaque na mídia nacional.
“Em meio à onda de ataques no RN, presos fogem durante a madrugada”, destacou o portal UOL. A Rádio CBN traz em seu site, até o fechamento desta reportagem, a seguinte manchete: “RN tem fuga de 14 detentos e a 3ª noite de ataques”.
* Cidade News via Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.