sexta-feira, 13 de abril de 2018

Luís Gomes/RN: Açude do Governo sangra


Com a forte chuva desta madrugada(13.04) em Luís Gomes, o “açude velho” ou simplesmente “açude do governo”, localizado nas proximidades da cidade, ao final da Rua Antônio Augusto, sangrou. Após uma das maiores chuvas do ano no município, de aproximadamente 80 mm, mais uma benção para a municipalidade luís-gomense, com o açude velho vertendo água em sua sangria, algo que não acontecia há muito tempo, o que mais uma vez comprova o ótimo período invernoso prenunciado pelos pesquisadores e meteorologistas. 

O mais antigo açude púbico deste município foi construído em 26 de janeiro de 1962, sendo por muito tempo a principal fonte de d’água dos luís-gomenses. O “banho no sangradouro, as cargas d’água que eram transportadas em ancoretas sobre o lombo dos jumentos, as lavagens de roupas que eram feitas por trás da parede e as pequenas brigas que eram desencadeadas pelos condutores dos animais” (Serra de Luís Gomes). 

Em recentes melhorias, a prefeitura municipal de Luís Gomes através da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras e Urbanismo realizou uma limpeza interna e no entorno, de forma a aumentar a capacidade de armazenamento de água. 

Com a cheia do açude, mais águas seguirão o curso para o curso do rio, aumentando o volume de água da Cachoeira do Relo, consequentemente, do açude do Saco em Major Sales e do Rio Apodi-Mossoró. Apesar de ser um açude de porte menor e não utilizado para consumo humano, o local já se transformou num verdadeiro ponto turístico, com muitos curiosos felizes com a novidade e com as graças vindas dos céus. Deus faz a parte dele e o povo luís-gomense, da mesma forma, precisa fazer a sua parte, porque não resta dúvidas: Luís Gomes pode ser mais! 



* Nosso Paraná via Portal Luís Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.