O Governo do Rio Grande do Norte instituiu um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 500 destinado a jovens que cumpriram ou estejam cumprindo medidas socioeducativas. A iniciativa faz parte de uma política de reintegração social e é voltada a adolescentes e jovens acompanhados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase).
De acordo com o governo estadual, o benefício tem como objetivo estimular a permanência na escola, reduzir a reincidência e contribuir para a construção de projetos de vida, por meio do incentivo à educação e à inclusão social.
O auxílio foi criado por meio de portaria e integra um conjunto de ações da gestão da governadora Fátima Bezerra voltadas à área social.
A medida, no entanto, provocou forte repercussão nas redes sociais. Críticos questionam a concessão do benefício a jovens que cometeram atos infracionais e apontam o que consideram falta de políticas semelhantes voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade que não tiveram passagem pelo sistema socioeducativo.
Por outro lado, defensores da iniciativa afirmam que o investimento em reintegração social é fundamental para reduzir a violência e ampliar oportunidades, destacando que a educação é um dos principais fatores de prevenção à reincidência.
* Assis Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.