NOSSO BLOG

NOSSO BLOG

domingo, 31 de janeiro de 2016

RN envia 30 equipes para auxiliar o restabelecimento da energia no Recife

protesto perimetral olinda (Foto: Mhatteus Sampaio/ TV Globo)Os 800 profissionais colocados em esquema de plantão pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para tentar restabelecer a energia elétrica em vários pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR), não estão conseguindo dar conta da demanda. Por isso, a Celpe receberá um reforço de 30 equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) para ajudar no trabalho, que em alguns pontos só deverá ser concluído na próxima segunda-feira (1º). Segundo a Celpe, o trabalho avançou durante todo o sábado (30) e, no início da noite, 90% das ocorrências estavam regularizadas. Na última sexta-feira, um temporal assolou o Grande Recife e deixou um imenso rastro de destruição.
As equipes da Cosern irão reforçar principalmente os trabalhos de substituição dos mais de 100 postes que foram destruídos por quedas de árvores. A atividade é complexa e, em alguns casos, pode durar mais de 10 horas. Além das ações operacionais, a Celpe ampliou os pontos de teleatendimento e está disponibilizando, no fim de semana, cinco lojas (Cordeiro, Olinda, Shopping Guararapes, Boa Viagem, Madalena, Centro) para receber atendimento presencial.
Desde a manhã do sábado, dezenas de localidades sofriam com a falta de luz que começara ainda na sexta-feira (29) durante o temporal que assolou a Região Metropolitana do Recife. Em Olinda, protestos foram realizados pela ausência de luz nas residências. Já não fosse o bastante, parte da população de oito municípios também ficou sem água, já que a luz era necessária para o funcionamento de estações de bombeamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
De acordo com a Compesa, ainda não há previsão para que a situação seja normalizada. Entre as localidades que seguiam sem  abastecimento no Grande Recife até a noite do sábado estavam Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu – municípios atendidos pelo Sistema Botafogo - São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes – Centro e bairro do Curado I.
Em Camaragibe, o bairro de Aldeia também estava sem água, nos trechos dos quilômetros 10 e 11. A Praia de Porto de Galinhas também foi afetada. No Recife, estavam sem abastecimento os bairros de Porto de Madeira, Cajueiro, Água Fria, Arruda, Campina do Barretto, Fundão, Dois Irmãos e Apipucos, na Zona Norte. Já na Zona Sul, toda a parte alta do Ibura segue sem água. Há também quedas de pressão por toda capital pernambucana por causa da falta de energia ocorrida na Estação de Tratamento de Água de Tapacurá, que voltou a funcionar neste sábado, mas ainda não opera de forma plena.
A Compesa já comunicou a gravidade da situação à Celpe, que ficou de priorizar os atendimentos. A companhia lembra ainda, que ao contrário do sistema elétrico, a  normalização da operação de um sistema de abastecimento de água não ocorre de forma imediata. Após o retorno da energia, os sistemas precisam, de 8 a 12 horas para o processo de bombeamento, enchimento de adutoras e reservatórios, até a distribuição efetiva da água.
A  Compesa distribui diariamente, em média, 11 mil litros de água por segundo para RMR, de todos os sistemas produtores. Neste sábado, em virtude da falta de energia, está operando com apenas 8 mil litros de água por segundo, deixando, portanto, de ofertar 3 mil litros de água por segundo à população, o que corresponde a 27% desse volume.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.