sexta-feira, 4 de julho de 2025

MUNICÍPIO DE ITAÚ-RN VAI OFERECER TRANSPORTE GRATUITO PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL NA ZONA URBANA.

 

O município de Itaú, no Oeste potiguar, vai colocar em prática, a partir da próxima semana, um projeto pioneiro na região: o transporte escolar interbairros, voltado para alunos que residem nos bairros mais afastados do centro da cidade. 
A medida foi idealizada para diminuir o esforço de deslocamento de crianças, principalmente da educação infantil e do ensino fundamental, que precisavam caminhar longas distâncias diariamente para acessar as escolas municipais.
Segundo o secretário municipal de Educação, Alterly Rezende, a proposta surgiu ainda durante a elaboração do plano de governo do prefeito André Júnior, como resposta a uma demanda observada diretamente nas ruas.
“Inicialmente, a ideia surgiu do próprio gestor, que notou essa dificuldade dos alunos de chegar à escola. Só pra se ter uma ideia, nós temos alunos que percorrem até um quilômetro e meio dentro da cidade para chegar à escola, principalmente aqueles que moram nos bairros mais distantes”, explicou o secretário em entrevista ao blog Apodi 360.
A operação do novo serviço contemplará, nesta primeira etapa, quatro bairros mais afastados do centro: Nossa Senhora das Dores, Alto da Indústria, Parabólica e Bairro da Felicidade. O transporte fará 13 paradas estratégicas, recolhendo os estudantes que estiverem aguardando nas rotas estabelecidas.

Alterly destacou que a implantação do serviço vem sendo estudada desde o início do ano.
“Desde o início do ano que a gente vem estudando essa possibilidade, verificando, entrando em contato com as escolas, fazendo levantamento de quantitativos, possibilidades de trajetos. Como isso é algo inovador e diferente, num primeiro momento a gente vai ficar observando como é que acontecerá para fazer alguns ajustes no futuro”, completou.
Atualmente, o município de Itaú conta com três escolas municipais. A expectativa é que, nessa fase inicial, o transporte interbairros beneficie cerca de 20% do total de estudantes da rede municipal, o que representa algo em torno de 140 crianças que vivem mais distantes da escola e que agora terão acesso facilitado ao ambiente educacional.


* Apodi 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.