quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA PARA A REGIÃO NORDESTE



Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –MAPA
Instituto  Nacional  de  Meteorologia – INMET
Seção de Previsão do Tempo - SEPRE
Endereço: Rua São João,  N º 504,  Bairro São José
Fone: 81 3424-2490 / Fax: 81 3424-8984
Recife / PE     -   CEP 50020-150 -  Brasil
http://www.inmet.gov.br

Prognóstico Climático para o Trimestre Fevereiro, Março e Abril – 2012
Previsão de Consenso[1][1] CPTEC/INPE e INMET

Região Nordeste:
Chuva: Normal a abaixo da normal climatológica no norte da região(centro e norte do Piauí, no Ceará, Rio Grande do norte(exceção do Litoral Leste),centro e oeste da Paraíba e de Pernambuco; Nas demais áreas, a previsão indica comportamento dentro da normal climatológico.
É importante citar: A grande irregularidade na distribuição espacial e temporal da chuva, ocorrência de chuva forte num curto espaço de tempo no decorrer deste trimestre.
Temperaturas: variando dentro da normal climatológica no decorrer deste trimestre em grande parte da região.


Sumário Executivo

    A atuação de vários episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foi o principal mecanismo responsável pela ocorrência de chuva acima da normal climatológica em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Estes sistemas atuaram em conjunto com os vórtices ciclônicos na alta troposfera, que, por sua vez, ora favoreceram ora inibiram as chuvas na maior parte da Região Nordeste. A ocorrência de condições de bloqueio no escoamento atmosférico extratropical, que favoreceu o posicionamento dos eventos de ZCAS sobre o setor central do Brasil, também explicou a escassez de chuva na maior parte da Região Sul, onde persistiu a situação de estiagem observada desde novembro de 2011. No Rio Grande do Sul, vários municípios decretaram situação de emergência devido à falta de chuva.
O fenômeno La Niña atingiu sua fase madura na região equatorial do Pacífico, onde persistem anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) inferiores a -2ºC. O Índice de Oscilação Sul  (IOS), obtido a partir da diferença de pressão entre duas regiões do Pacífico, Darwin e Thaiti, também atingiu seu maior valor positivo desde o verão passado, quando a La Niña de 2011 estava em sua fase mais ativa. No Oceano Atlântico, destacou-se o surgimento da área com anomalias negativas de TSM ao longo da faixa equatorial e a persistência de águas anomalamente aquecidas próximo à costa norte da América do Sul. Este padrão costuma ser desfavorável à ocorrência de chuvas acima da normal no norte da Região Nordeste do Brasil.
As informações foram repassadas pelo Secretário de Agricultura de Itaú/RN José Roberto com exclusividade ao Blog Professor Márcio Melo

Por Márcio Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.