quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nordeste perde turistas para o exterior no fim do ano


O turismo do Nordeste começa a sentir o impacto do aumento das viagens internacionais, informa reportagem de Mariana Barbosa publicada na Folha desta quinta-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Em dezembro, em plena alta temporada, os principais destinos turísticos da região --Salvador, Natal e Recife-- tiveram queda no movimento de passageiros.
Enquanto os 66 aeroportos administrados pela Infraero tiveram alta de 9% no movimento em dezembro, ante o mesmo mês de 2010, o aeroporto de Salvador registrou queda de 5,21%.
Em Natal, a queda foi de 7,47% e no Recife, de 8,8%. Outro destino importante, Fortaleza cresceu 3,14%.
A queda no movimento de passageiros para o Nordeste afetou até Brasília --terceiro maior aeroporto do país e o segundo maior "hub" (centro de distribuição de voos). O movimento do aeroporto cresceu só 1% em dezembro.
Em contrapartida, Galeão (Rio de Janeiro), Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte) cresceram mais de 20% em dezembro. Guarulhos também avançou acima da média do mercado (9,75%).
No acumulado do ano, todos os aeroportos da rede Infraero cresceram. Mas, enquanto a rede como um todo avançou 15,52%, Salvador, Recife, Natal e Brasília registraram alta inferior a 10%.

Fonte: Folha de SP.

Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.