quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DEU NO BLOG CIDADE NEWS


13ª DIRED nomeia novo diretor em Itaú-RN por meio de politicagem

A Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro voltou as manchetes do Cidade News em meio a uma eleição conturbada na escolha da nova direção.

O Diretor da Escola Geraldo Pinheiro Filho (Geraldinho) procurou a redação do Cidade News demonstrando mais uma vez insatisfação com os rumos que as coisas estão tomando.

O que era para ser regido com uma política democrática, transformou-se em uma verdadeira politicagem.

É esse o cenário que podemos perceber em todo esse problema, que começou com a eleição da escolha da nova equipe gestora da escola.

No dia 17 de novembro (2012) era para acontecer a eleição para escolha da nova diretoria (relembre aqui), só que de maneira inexplicável e muito estranha a equipe da comissão central de Natal e da 13ª DIRED de Apodi-RN, surpreende a todos com a informação de impugnação da candidatura do atual diretor, onde o mesmo achando estranho a ação, visto que a equipe teve bastante tempo para informar sobre o ocorrido, vindo questionar a falta da documentação justamente no dia da eleição que acontecia na escola; questionando os representantes porque não havia negada a homologação de sua candidatura no dia em que esteve na DIRED no ato do registro de candidatura, pois não existia na documentação exigida para o cargo, tal declaração de participação do curso de formação de gestores realizado na capital do Estado, sendo diretor por três vezes e em nenhuma delas era exigido tal declaração.

 

Com uma justificativa nada convincente, as eleições foram anuladas, conformando a direção da escola dizendo que levariam as cédulas para Natal-RN e que seriam computados os votos, e como ninguém da escola participou do curso nenhum funcionário poderá registrar candidatura, sendo assim, a nova direção da escola seria nomeada pela equipe, que para o diretor Geraldinho seria uma agressão a Lei das eleições diretas.

Diante dos fatos os professores, funcionários e alunos fizeram um abaixo assinado reivindicando o direito de escolha junto à comunidade escolar o gestor da escola, encaminhando a Diretora Raimunda Ferreira para que fosse realizado um novo pleito entre os interessados.



A referida instituição de ensino é composta por trinta (30) funcionários onde vinte e nove (29) assinaram o abaixo assinado com mais de 200 alunos que reinvidicaram a nova eleição

Mas não foi isso o que aconteceu.

Na manhã desta quarta-feira (19) por volta das 11h os funcionários da escola foram surpreendidos pela Diretora da 13ª DIRED (Apodi-RN) a Sra. Raimunda Ferreira Freire que nomeou a nova direção a seu bel prazer.

Estavam na escola o atual diretor Geraldinho, a professora Irivânia, Socorro Paiva e o escolhido para dirigir a escola Laercio Andrades. Segundo informações do Diretor Geraldinho a mesma impôs a sua decisão, apontando Laércio Andrades sem nenhuma justifica que levasse a escolha do mesmo. Apenas perguntou as presentes, no caso Irivânia e Socorro Paiva, se as mesmas aceitavam comandar a direção da instituição de ensino, mediante negativa apontou Laercio Andrades, foi onde o Diretor questionou a Diretora da 13ª DIRED se o professor indicado ao cargo tinha o referido curso que justificava a sua não nomeação como diretor e o por que de o não interrogá-lo se o mesmo aceitaria a direção da esola.

Raimunda disse que ele não podia, mas Laércio era quem ia ser o novo diretor, pois Geraldinho não tinha o curso de formação de gestores e por isso estava inapto. Diante disso, vemos aqui uma total falta de provas que justificassem o impedimento do atual diretor de não governar a escola, mesmo sendo escolhido pelo voto da maioria para o cargo, configurando uma verdadeira politicagem escondida nos bastidores da 13ª DIRED, onde também é perceptível que os nossos políticos, estão pouco se preocupando com a Educação do nosso município, o que vale para a classe política hoje é apenas demonstrar o poder que tem nas mãos.

O Diretor comunicou o ocorrido a Comissão Central de Natal que disse ao atual gestor que a Sra. Diretora Raimunda Ferreira errou em nomear alguém que não tinha o referido curso e que não tinha o direito de nomear ninguém do quadro da escola, sem que algum dos funcionários que compõem a 13ª DIRED tivesse recusado o cargo e que tivesse o certificado da participação do curso de Formação para os candidatos a Gestores Biênio 2013/2014, em Natal/RN nos dias 20 e 21 de setembro do ano em curso.

Resumindo: A Diretora da 13ª DIRED cometeu a mesma infração a Lei complementar que exige que os Candidatos aos cargos de Diretor e vice-diretor deveriam ter participado do curso de Formação de Gestores oferecido pela Secretaria de Educação (SEEC) nomeando o professor Laercio Andrades para o cargo de Diretor.

Fonte: Cidade News Itaú/Atualidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.