sexta-feira, 19 de julho de 2013

Barcelona anuncia a demissão de Tito Vilanova por motivo de saúde

Campeão espanhol, Vilanova deixa o comando do Barcelona por problemas de saúde

O Barcelona está oficialmente sem treinador. Os atuais campeões da Espanha anunciaram na tarde desta sexta-feira o desligamento do técnico Tito Vilanova, em razão do agravamento dos problemas de saúde enfrentados pelo técnico desde a última temporada.

A saída de Vilanova foi anunciada em uma sessão de imprensa com o presidente do Barcelona, Sandro Rossell, na companhia do diretor esportivo do clube, o ex-goleiro Andoni Zubizarreta. A entrevista foi acompanhada por alguns dos jogadores do elenco, inclusive pelo astro argentino Lionel Messi.
Aos 43 anos, Vilanova luta contra câncer nas glândulas parótidas. Recentemente o técnico chegou a deixar o comando do clube por algumas rodadas do Campeonato Espanhol, no começo do ano, para passar por tratamento em Nova York, nos Estados Unidos.
Neste período específico de ausência, o Barcelona teve o comando efetivo de Jordi Roura, com eventuais intervenções de Vilanova à distância.
Vilanova iniciou a trajetória no clube como auxiliar do Barcelona B. Em 2008 tornou-se assistente de Pep Guardiola na equipe principal. Com a saída do amigo, em 2012, assumiu o time. O treinador sai com a conquista do Campeonato Espanhol da última temporada. 
Como assistente de Guardiola, Vilanova participou das conquistas da Liga dos Campeões em duas oportunidades (2009 e 2011), dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011), três títulos espanhóis (2009, 2010 e 2011), duas Copas do Rei (2009 e 2012), além de três Supercopas da Espanha e duas Supercopas da Europa.
EM BUSCA DE UM SUBSTITUTO
Na nota lida diante da imprensa, o presidente Sandro Rossell lamentou a saída de Vilanova, dizendo que "o monitoramento da doença torna incompatível a continuidade do trabalho do treinador à frente do clube". Segundo o cartola, a tendência é que o time da Catalunha anuncie um novo comandante na próxima semana. A cúpula diretiva, encabeçada por Zubizarreta, trabalhará na substituição nos próximos dias.
"Depois de avaliar os resultados dos exames de Tito Vilanova, o tratamento que ele vai fazer se tornará incompatível com o cargo de treinador do Barcelona. Em nome de sua família, quero pedir a todos, especialmente à mídia, para que respeitem a privacidade dele. Vamos apresentar o novo treinador provavelmente no começo da próxima semana", declarou Rossell nesta sexta-feira. 

* Márcio Melo via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.