quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cansado de ajudar a CIA? Deixe o Facebook, diz ministra da Venezuela

ReproduçãoUma ministra venezuelana fez um apelo nesta quarta-feira (10) aos cidadãos do país para fecharem as contas no Facebook e, assim, evitarem se tornar informantes involuntários da CIA, em uma referência às revelações recentes sobre os programas de monitoramento dos EUA.

"Compatriotas: cancelem suas contas no Facebook, vocês têm trabalhado de graça como informantes da CIA", escreveu a ministra do Serviço Penitenciário da Venezuela, Iris Varela, em sua conta pessoal no Twitter.
O norte-americano Edward Snowden, um ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) que está em um aeroporto de Moscou enquanto busca asilo em outro país e tenta driblar a captura dos Estados Unidos, vazou no mês passado detalhes sobre a obtenção de informações por agências de inteligência norte-americanas por meio de sites populares na Internet, incluindo o Facebook.
Governos latino-americanos pediram ontem aos Estados Unidos uma explicação sobre as acusações de que teria praticado espionagem na região, o que desencadeou uma onda de indignação que pode danificar a sua posição na América Latina.
No Brasil, o maior parceiro comercial dos EUA na América do Sul, senadores questionaram a visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff planeja fazer a Washington, em outubro, e a potencial compra bilionária de caças fabricados nos Estados Unidos que o Brasil vem considerando.
Um senador disse que o Brasil deveria oferecer asilo a Snowden por sua prestação de informações de vital importância para a segurança nacional do país. Outro senador afirmou que Snowden deveria obter a cidadania brasileira.
A Venezuela ofereceu asilo a Snowden, mas ele ainda não respondeu, e sua saída de uma área de trânsito do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo parece difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.