segunda-feira, 22 de julho de 2013

Debaixo de muita água, Pato marca, e Corinthians e Atlético-PR ficam no empate

Debaixo d'água, Corinthians e Atlético-PR ficam no empate

Inconstantes desde o início do Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Corinthians seguem devendo para seus torcedores. Neste domingo, no encontro das duas equipes na Vila Capanema, foram dois gols, pouco futebol e muita chuva, em uma combinação que resultou apenas em um empate em 1 a 1.

De bom, para os alvinegros, o gol de Alexandre Pato, que havia saído vaiado da partida contra o Atlético-MG no último domingo no Pacaembu e fez às pazes com as redes para empatar no Paraná. Do lado dos anfitriões, o apoio da torcida, que apesar dos protestos, apoiou o time durante quase os 90 minutos.
O momento de maior festa dos rubro-negros veio logo aos cinco minutos de jogo, quando Marcelo recebeu lançamento de Paulo Baier, apareceu nas costas de Fábio Santos e bateu Cássio. Já o gol de Pato veio 20 minutos mais tarde, com o atacante aproveitando cruzamento de Renato Augusto.
O resultado leva o Corinthians aos 10 pontos na tabela de classificação e a 12ª colocação, ainda longe das sonhadas primeiras colocações. Já o Atlético-PR segue vivendo o pesadelo da zona de rebaixamento, com sete pontos ganhos e na 18ª posição, tendo vencido apenas uma vez até aqui no Brasileiro.
Na próxima rodada, chegando quase à metade do primeiro turno, o Corinthians volta a receber o rival do título da Recopa, São Paulo, no Pacaembu, no próximo domingo, às 16h. O Atlético-PR também viaja a capital paulista, mas para encarar, no sábado, às 18h30, a Portuguesa, no Estádio do Canindé.
Antes de voltar a se preocupar com o Campeonato Brasileiro, no entanto, o time rubro-negro terá compromisso pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o Paysandu, novamente na Vila Capanema. Após o empate sem gols na partida de ida, qualquer igualdade com gols classifica os paraenses.
O jogo - O Atlético-PR não esperou a chuva se transformar em temporal para acelerar a partida na Vila Capanema. Logo aos quatro minutos, Marcelo recebeu um bom lançamento de Paulo Baier na ponta esquerda e chutou cruzado para inaugurar o marcador contra o Corinthians.
A partir de então, os dois times tiveram dificuldades para fazer jogadas mais trabalhadas como a do gol do Atlético-PR. O campo da Vila Capanema ficou encharcado, prendendo a bola em suas poças e fazendo os atletas sofrerem para seguir em pé. O resultado foi um jogo mais violento.
Aos 13 minutos, Pedro Botelho deu uma amostra do perigo das condições do gramado ao deslizar até acertar um carrinho duro em Edenílson. Recebeu só o cartão amarelo do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que ainda coibiu a reclamação de Guilherme com uma bronca. Mais tarde, Renato Augusto e Danilo dariam o troco também com faltas duras.
Violência à parte, o Furacão parecia mais adaptado às condições climáticas. O time mandante continuou a incomodar o Corinthians com uma série de cobranças de falta e de escanteio do veterano Paulo Baier. Contra as poças d'água, levantava a bola como se estivesse praticando futebol de praia para chegar ao ataque.
Já o Corinthians queria usar a sua técnica como se estivesse em um campo com perfeitas condições. Mas trocar passes em demasia e tentar arrancar, como fazia Edenílson, era inútil e facilitava o trabalho da defesa do Atlético-PR.
Aos 25 minutos, o ataque corintiano teve o seu único lampejo no primeiro tempo. O mascarado Renato Augusto encarou a marcação atleticana pela esquerda e cruzou. Pato apareceu no meio da área e esticou-se para cabecear para a rede e empatar o jogo, comemorando com o gesto misterioso de colocar os dedos sobre o rosto.
Apesar de ter obtido a igualdade, Tite sabia que o Corinthians precisava melhorar para superar o campo e o Atlético-PR no segundo tempo. O treinador não fez nenhuma alteração no intervalo - seus jogadores só trocaram as camisas e calções sujos por uniformes limpos -, porém mostrou irritação com a situação do jogo. "Qual jogo?", ironizou.
Do outro lado, o Atlético-PR não perdeu tempo com reclamação. Voltou a investir em busca do resultado positivo já no princípio da etapa complementar. Ao cinco minutos, protagonizou uma grande confusão na área do Corinthians, quando Everton acertou a trave com um chute forte.
Pouco depois, foi Cássio quem proporcionou preocupação aos corintianos. O goleiro bateu roupa em um cruzamento fraco da direita e quase entregou a bola nos pés de Paulo Baier, que só não aproveitou porque escorregou. Para dar mais segurança à defesa, acuada, Tite agiu rápido e trocou um lateral esquerdo por um direito: Fábio Santos por Alessandro.
A intenção do técnico do Corinthians era conter os avanços do veloz Marcelo por aquele setor do gramado, que já havia começado a absorver a água da chuva, beneficiando o espetáculo. Anteriormente, Tite mudara o posicionamento dos zagueiros Gil e Paulo André para solucionar a mesma situação.
Como o Corinthians precisava também atacar para conseguir a vitória, a próxima mudança foi no ataque, com Ibson na vaga de Romarinho. Vagner Mancini também mexeu no Atlético-PR, trocando Marcão por Ederson. Ainda era a sua equipe que levava mais perigo naquele momento.
Após as alterações, Atlético-PR e Corinthians se alternaram no setor ofensivo, com algumas boas chances. A última dos visitantes foi com Alexandre Pato, que voltou a frustrar a torcida ao bater em cima do goleiro Weverton depois de ser lançado em profundidade. Pouco depois, o astro sentiu dores na coxa e deu lugar a Douglas.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 21 de julho de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinicius Gomes (ambos de MG)
Cartões amarelos: Pedro Botelho, Everton e Manoel (Atlético-PR); Renato Augusto, Danilo, Paulo André e Douglas (Corinthians)
Gols: ATLÉTICO-PR: Marcelo, aos 4 minutos do primeiro tempo; CORINTHIANS: Alexandre Pato, aos 25 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, Juninho (Zezinho), Everton e Paulo Baier; Marcelo e Marcão (Ederson)
Técnico: Vagner Mancini
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos (Alessandro); Maldonado e Guilherme; Romarinho (Ibson), Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato (Douglas)
Técnico: Tite

* Márcio Melo via MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.