domingo, 14 de julho de 2013

Neilton faz dois, Santos goleia a Portuguesa e se aproxima do G4

Ricardo Saibun/AGIF

O torcedor santista que passou o último mês lamentando a saída de Neymar voltou a sorrir neste sábado por conta de um “menino da Vila”. Titular de Claudinei Oliveira, Neilton marcou dois, ajudou a sua equipe a fazer 4 a 1 na Portuguesa e agora está perto da zona de classificação para a Copa Libertadores. .

Com a vitória na Vila, o Santos vai a 11 pontos e é o quinto colocado. A posição pode piorar neste domingo, quando outros rivais entram em campo no complemento da rodada.
Mesmo que isso aconteça, o torcedor santista deve se dar por satisfeito com a reação da equipe, que até o retorno da parada da Copa das Confederações ainda convivia com o fantasma da zona do rebaixamento. Agora, é a Portuguesa, com sete pontos ganhos, quem está ameaçada pela Série B, na 15ª posição.
Só que o placar elástico pode enganar quem não acompanhou o confronto. A vitória do Santos, embora incontestável, foi construída nos 11 primeiros minutos de partida. Em uma blitz, o time de Claudinei Oliveira explorou bem os lados do campo, contou com Montillo inspirado a largou na frente no placar com dois gols relâmpago de Neilton e William José.
O primeiro surgiu de um cruzamento do argentino, que Neilton conseguiu antecipar e desviar para o fundo do gol. Minutos depois, Leandrinho levantou na área, William José subiu sozinho e cabeceou para ampliar.
Da parte do Santos, foi só. Com a vantagem confortável, o time da Vila Belmiro ignorou a diferença técnica entre as duas equipes e passou a jogar mais recuado, como quem aposta nos contra-ataques. A Portuguesa, comandada pelos veteranos Souza e Corrêa e o argentino Cañete, começou a gostar do jogo.
Ao longo do primeiro tempo, o time comandado por Edson Pimenta chegou ao menos duas vezes com perigo, em uma delas exigindo uma bela defesa de Aranha em uma cabeçada. O Santos foi para o intervalo ciente da queda de rendimento, com o discurso afinado no sentido de recuperar o ritmo apresentado no começo da partida.
A ideia não saiu do papel, e a Portuguesa cresceu ainda mais. Mesmo sem precisão e com pouca criatividade, a equipe rubro-verde assustou e chegou a acertar a trave com Cañete. O Santos, mesmo mais jovem, sentiu algum cansaço e parecia ameaçado até que Neilton voltou a brilhar.
Aos 30 minutos do segundo tempo, em uma bela jogada individual, o jovem santista decidiu o confronto. Em um duelo com Luis Ricardo, o camisa 11 da Vila driblou bonito e abriu espaço para tocar na saída de Lauro. O 3 a 0, devidamente comemorado com uma dancinha, sacramentou a vitória alvinegra.
Com o jogo praticamente decidido, os dois times diminuíram o ritmo e afrouxaram a marcação, abrindo chances para ambos os lados. Neilton teve a primeira chance pelos donos da casa, mas desperdiçou. Pelo lado da Portuguesa, Bruno Moraes converteu de voleio aos 42 minutos e deu um início a um bombardeio a Aranha, que trabalhou bem.
O Santos, então, foi matador mais uma vez. Nos acréscimos, Giva aproveitou um rebote, marcou e fechou o placar por 4 a 1, transformando um jogo equilibrado em uma goleada. 
Agora, o Santos volta a campo na próxima quarta, de novo na Vila, contra o Náutico. Já a Portuguesa joga só no próximo domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.