terça-feira, 20 de agosto de 2013

Acidente de carro quebra rosto de rapaz ao meio na Inglaterra

20.ago.2013 - Sam Fretwell sofreu 42 fraturas no rosto e passou por uma cirurgia de 13 horas para reconstituir a face
"Um acidente de carro quebrou meu rosto pela metade", conta jovem de 22 anos que precisou passar por uma cirurgia de 13 horas na Inglaterra para reconstituir a face.

Sam Fretwell estava usando o cinto de segurança durante o acidente, em maio do ano passado, enquanto dirigia na cidade de Nottingham. Ele acabou colidindo com outro veículo a 80km/h, e o impacto fez com que seu rosto batesse no volante e fosse quebrado ao meio.
Sam sobreviveu, mas acabou com 42 fraturas no rosto: "Quando eu bati com a cabeça no volante, ele me bateu para fora de imediato, mas me disseram que eu tinha esmagado o meu nariz, que tinha escorregado para baixo cerca de dois centímetros, e que a cartilagem tinha estourado para fora da minha pele. Resumindo, tinha esmagado o meu rosto em pedaços", revelou ao jornal "Daily Mail".
Ele foi levado às pressas por uma ambulância aérea para o Hospital da Universidade Nottingham, onde foi submetido a operações de salvamento e cirurgia reconstrutiva de 13 horas para reconstituir o rosto. "Minha bochecha esquerda se transformou em flocos e minhas órbitas de ambos os lados tiveram de ser substituídas com arame malha e as articulações da mandíbula para minhas bochechas agora são revestidas de titânio. Meu ouvido também teve que ser costurado de volta", afirmou o jovem que acabou cego de um olho.
Agradecido aos outros motoristas que pararam para ajudá-lo e pedir socorro, Sam afirma: "Tive muita sorte por eles estarem lá para pedir ajuda, lembro-me de estar deitado de costas no lado da estrada, incapaz de fazer qualquer coisa. Só me lembro de estar na ambulância aérea e que a hora de chegada prevista no hospital era de sete minutos. Se tivéssemos ido por estrada, teria levado cerca de uma hora para chegar. Salvaram minha vida", conta emocionado.
Além das 42 fraturas no rosto e da cegueira em um olho, o jovem precisou cuidar de outros ferimentos, que incluíam um esterno quebrado e um pulmão perfurado. "Houve uma fatia grande no lado da minha cabeça e da minha orelha que tinha sido afetada, mas por sorte conseguiram costurar novamente durante a cirurgia de 13 horas".
Durante quatro meses, a mandíbula do Sr. Fretwell foi fechada com fio, pois o céu de sua boca havia sido quebrado em três lugares. Durante a operação para salvar sua vida, o rapaz ainda teve a garganta cortada para que um tubo fosse inserido na traqueia para ajudá-lo a respirar. Esse procedimento foi feito enquanto ele ainda estava acordado: "Lembro-me de estar em cima da mesa de cirurgia vendo o corte de bisturi do cirurgião abrir a minha garganta, o que era muito estranho".
Recomeço
"Quando voltei a dirigir, estava muito nervoso. Mas eu sabia que precisava retomar a rotina e eu era um bom motorista antes do acidente", revela Sam, que ainda está se recuperando e indo para a fisioterapia.
Por causa do acidente, a memória de curto prazo acabou sendo afetada, mas o rapaz não se deixa abater. Sam começou seu próprio negócio: com carros!
"Tudo o que eu sempre quis fazer é comprar e vender carros antigos. Sempre foi uma paixão minha. Eu sempre fui um entusiasta e adoro esportivos clássicos. Levei um tempo para voltar a dirigir, especialmente porque agora eu perdi a visão de um olho, mas não havia nada que me impediria de seguir meu sonho".
"Eu sei que eu sou muito sortudo por ter sobrevivido e estou determinado a viver a vida ao máximo a partir de agora", concluiu.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.