terça-feira, 13 de agosto de 2013

TRANSPORTE DE PEÇA GIGANTE POR UM RIO LEVARÁ 8 DIAS EM MS

O transbordo do reator de amônia, a terceira e maior peça de um conjunto de 13 unidades que a Petrobras está implantando numa fábrica de fertilizantes no Mato Grosso do Sul (MS), só deve acontecer na quarta-feira (14), a partir das 10 horas.

A peça está atracada na prainha de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, aguardando liberação da Marinha para seguir viagem. A travessia fluvial deve demorar uma média de oito dias até o destino  final na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Outras duas peças do mesmo conjunto – um reator de ureia e um condensador – chegaram neste final de semana à usina. A Petrobras está usando a área de Itaipu, o reservatório e o Rio Paraná para a travessia desses equipamentos. Essas peças estão paradas no Porto Belo.
Fabricado na China, o reator de amônia pesa 761 toneladas, tem 6,40 metros de altura e quase 40 metros de comprimento. A peça gigantesca tem mais do que o dobro do peso do maior equipamento instalado na usina de Itaipu, que é o rotor da turbina, com 290 toneladas.
Procedente do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS), o reator vem seguindo o mesmo caminho das peças anteriores trazidas pela Petrobras. Foram transportadas uma chiler de amônia, de 320 toneladas, e uma caixa de purificador, com 173 toneladas. Todas chegaram à usina por via fluvial, desde Mar del Plata, na Argentina.
O reator de ureia, que está para chegar, tem 27 metros de comprimento, 4,2 de largura, 5,2 metros de altura e pesa 370 toneladas. Já o condensador tem 19 metros de comprimento, 4,3 metros de largura, 5,2 metros de altura e pesa 375 toneladas. Outros detalhes do comboio ainda não foram divulgados.
Deslocamento
Uma megaoperação, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, foi montada para o transporte das peças, em Foz do Iguaçu, para vencer o desnível de 120 metros entre o Rio Paraná e o reservatório da Itaipu. O trabalho está recebendo o apoio da binacional.
No deslocamento do ponto de desembarque, no Porto Belo, até o terminal de embarque de Três Lagoas, no reservatório, fios de alta tensão precisam ser desligados. Por onde passa, o carregamento das peças chama a atenção. O trânsito ficou mais lento em alguns locais, mas nenhum incidente grave foi registrado.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.