quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pelo menos três pessoas morrem em deslizamento de terra em mina de MG

Um deslizamento de terra em uma mina localizada às margens da BR-356, em Itabirito, região central de Minas Gerais, a 55 km de Belo Horizonte, soterrou trabalhadores nesta quarta-feira (10). Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Itabirito, três funcionários morreram. Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirma dois mortos, um desaparecido e três resgatados. Um deles foi levado para um hospital em Belo Horizonte.

As informações preliminares da corporação são de que trabalhadores faziam a manutenção de uma barragem desativada que continha lama e detritos de minério, quando ela se rompeu.
Colegas dos operários atingidos ajudaram na retirada das vítimas, que receberam os primeiros atendimentos no local.
Ao menos seis veículos, entre caminhões e retroescavadeiras, também foram soterrados por toneladas de rejeitos. Segundo os bombeiros, as vítimas trabalhavam no talude da barragem.
A mina pertence à Mineração Herculano, que trabalha com extração de minério de ferro na região. 
Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros das cidades de Itabirito e de Ouro Preto trabalham no local com o apoio de dois helicópteros da corporação, além de caminhões. O repasse de informações pelas equipes, no entanto, está sendo prejudicado pela falta de sinal de celular no local, informou o Corpo de Bombeiros de Itabirito.
Uma outra barragem de rejeitos, próxima ao local do acidente, foi interditada pelos bombeiros sob risco de se romper.
Em 2001, o rompimento de uma barragem da Mineração Rio Verde matou cinco operários, destruiu a principal via de acesso e soterrou parte de São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foram necessários vários meses para recuperar os estragos causados pelo acidente.
Em nota distribuída à imprensa, a empresa Herculano Mineiração Ltda. disse "lamentar profundamente" o incidente ocorrido na sua mina. Conforme o texto, a empresa afirmou que as causas do acidente estão sendo apuradas pelo seu corpo técnico e pelas autoridades locais, entre eles a Polícia Civil, a Defesa Civil e órgãos ambientais.
Segundo a empresa, até o momento foram confirmados duas mortes e um funcionário ainda não foi localizado. "A empresa está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", conforme trecho do informe.
"Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente."
A empresa diz que vai se manifestar novamente à medida que surgirem novas informações do caso. 

Fonte: *Uol Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.