sábado, 6 de setembro de 2014

Vôlei: Brasil passa por maré finlandesa, vence a 3ª e se classifica no Mundial


fivbA Spodek Arena estava cheia, sobretudo de finlandeses que voltaram a formar uma maré azul a branca no ginásio de Katowice, na Polônia. Mas isso em nada intimidou a seleção brasileira masculina de vôlei, que bateu a empolgada equipe europeia por 3 sets a 0 (parciais de 27-25, 25-21 e 26-24) e agora se isola como a única equipe 100% no grupo B do Mundial, garantindo sua vaga na próxima fase.

As duas equipes chegaram ao duelo desta sexta com duas vitórias em dois jogos. Antes, os comandados de Bernardinho haviam batido Alemanha e Tunísia, ambos por 3 sets a 0. A classificação está praticamente sacramentada e será só fazer a lição de casa contra Coreia do Sul e o jovem de Cuba para terminar em primeiro na chave.

O próximo duelo ocorre contra os coreanos, nesta sábado, às 15h15 (horário de Brasília), com Placar UOL Esporte.

A sempre empolgada e numerosa torcida finlandesa (estima-se entre dois e três mil na Polônia) incentivou desde o começou e não desanimava nem quando o time perdia os sets. Palmas, gritos de "Suomi" (Finlândia na língua local) e um barulho ensurdecedor, como já se esperava pelo que se viu desde seu primeiro jogo. Quando o jogo terminou, mais aplausos para os dois times.

Fases do jogo:

O capitão Bruninho tinha risco de não ir para o jogo em função de uma lesão no dedo na mão direita. Foi relacionado e começou no banco de reservas. Coube a Raphael a armação das jogadas.

Logo na primeira disputa, o Brasil sacou, e a Finlândia marcou o ponto após a recepção. Aquele 1 a 0 foi comemorado já como gol. Seria a tônica do primeiro set, uma Finlândia na base da empolgação. O levantador Tervaportti estava em uma noite inspirada e fazia boas assistências para o ataque. O time verde amarelo sofreu com erros de saque e não conseguia deslanchar.

O máximo que abriu foi dois pontos de vantagem, mas o rival sempre ficava um atrás ou empatava. Foi assim até o 22 a 22, quando em um erro do ataque brasileiro, a Finlândia passou à frente e ficou a dois pontos de fechar a parcial. Chegaram a ter dois set points, no 24 a 23 e 25 a 24.  Eis que dois bloqueios salvadores de Sidão deram ao Brasil dois pontos seguidos e fizeram o time fechar em 27 a 25. O susto passou.

O segundo set foi muito parecido, quase que uma cópia do anterior. Placar equilibrado, Finlândia errando pouco e Brasil explorando suas principais jogadas com Lucarelli e Wallace. O time azul e branco chegou a ficar na frente com 19 a 18, mas o pedido de tempo seguido de ótimos saques de Lucarelli o Brasil teve folga de 23 a 19. Fechou em 25 a 21 numa largadinha de Murilo.

O Brasil começou sonolento no terceiro set. Erros bobos de ataque e na troca de passes fizeram o time desperdiçar uma bola atrás da outra e viu os finlandeses abrirem 13 a 8. Bernardinho então colocou Lipe e Éder em alguns momentos. Em uma sequência de saques do primeiro, a diferença caiu para três pontos. Aos poucos, o Brasil foi equilibrando. Depois, no 22 a 21 para os finlandeses, entrou Vissotto. Providencial: bloqueou sua primeira bola e rendeu o empate. A vitória veio com ele, Lucarelli, em uma sequência de saques que rendeu o 26 a 24.

O melhor: LucarelliFoi o terceiro jogo seguido como maior pontuador, e nesta sexta quinta com bolas importantes e difíceis. Os saques forçados entraram e deu aces em momentos providenciais, tanto no primeiro, como no segundo set, quando o Brasil via pressão rival. Não errou quase nada.


O pior: Ojansivu – Errou muitas bolas no ataque. As que entraram, foram com muita dificuldade. Ainda teve a bola do set no 24 a 23 na primeira parcial, mas deu um saque feio, na rede.

Toque dos técnicos:  Em termos de substituições, Bernardinho arriscou pouco nos momentos em que a partida estava mais equilibrada. Colocou Lipe e Leandro Vissotto, ambos por uma única bola no primeiro set. Logo depois do ponto, já voltou ao time base, que acabou por vencer no fim. Na segunda parcial, via o time perder por 19 a 18, quando a Finlândia tomou a liderança pela primeira vez. Parou o jogo, e acabou funcionando. Depois disso, veio a virada para 23 a 19. No terceiro set, momento mais delicado e que o time esteve atrás do placar, apostou em Lipe e Éder, e eles funcionaram nos momentos que sacaram. Depois, no 22 a 21 para os finlandeses, entrou Vissotto. Providencial: bloqueou sua primeira bola e rendeu o empate.

Para lembrar:

O Brasil segue sem perder um set sequer até agora no torneio. E os jogos teoricamente mais difíceis já foram, nesta sexta contra a Finlândia, e o primeiro, diante da Alemanha.

A tendência é que Bruninho seja no máximo poupado, mas não problema para o torneio. A primeira fase pode ter Raphael aparecendo novamente nos dois próximos jogos.

Fonte: Bol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.