terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aécio leva quase todos os apoios no 2º turno


O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, levou grande parte dos apoios dos candidatos derrotados no primeiro turno das eleições. O tucano disputa contra Dilma Rousseff (PT) o segundo turno. Nesta terça-feira, Aécio e Dilma realizarão o primeiro debate na TV, na Band, às 22h15.

O principal apoio para Aécio foi conquistado neste domingo com Marina Silva, que disputou as eleições pelo PSB e teve mais de 22 milhões de votos. A liderança do PSB também decidiu ficar ao lado do tucano, com exceção de Roberto Amaral, ex-ministro de Lula, que deixou a presidência do partido para apoiar Dilma.

Luciana Genro, quarta colocada com mais de 1,6 milhão de votos, decidiu ao lado do PSOL ficar neutra, negando, em último caso, voto a Aécio. O partido aconselhou seus eleitores a escolherem entre voto em branco, voto nulo ou Dilma.

O PV, de Eduardo Jorge, e o PSC, de Pastor Everaldo, também decidiram ficar ao lado de Aécio Neves. A mesma postura foi adotada por Eymael, do PSDC, que declarou que o Brasil precisava de uma “mudança” de governo.

Levy Fidelix, do PRTB, que recebeu mais de 400 mil votos, não deu mais declarações desde a polêmica com os homossexuais. O candidato chegou a sofrer ações por parte da Defensoria Pública de São Paulo, que pediu que ele pagasse um programa com o mesmo tempo de suas falas no debate para a defesa da população LGTB, além de multa de R$ 1 milhão.

Os candidatos mais de esquerda, Zé Maria (PSTU) e Mauro Iasi (PCB), decidiram pedir pelo voto nulo. Rui Pimenta (PCO), por sua vez, declarou ser impossível “apoiar Aécio”.

A coligação de Dilma já contava no primeiro turno com os apoios de PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB. A coligação de Aécio tinha no primeiro turno o apoio de PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PTdoB.  

* Via No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.