segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Palmeiras perde para o Coritiba e encosta na zona de rebaixamento

Heuler Andrey / Getty Images* Uol - As duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro serão de sofrimento para o Palmeiras. Neste domingo a equipe visitou o Coritiba no Couto Pereira e foi derrotada por 2 a 0, com gols dos atacantes Zé Love e Joel. Pior do que isso: o Palmeiras de Dorival Júnior jogou mal e apesar de não entrar na zona de rebaixamento, agora depende de marcar pontos contra o Internacional, no Beira-Rio, e contra o Atlético-PR, no Allianz Parque.

O Palmeiras agora é 16º colocado, com 39 pontos, caindo duas posições na tabela de classificação, um ponto à frente do Vitória. O Coritiba deixa a zona de rebaixamento e chega à 15ª posição, com dois pontos a mais que o Palmeiras. Essa foi a quarta derrota seguida do clube paulista. 
Fases do jogo
O Palmeiras começou muito mal, cometendo diversos erros de marcação. A surpresa pela escalação do meia chileno Jorge Valdivia como titular não adiantou em nada. O jogador, no sacrifício, não rendeu bem e ficou escondido no jogo.
Enquanto o Coritiba articulava jogadas com rapidez pelas laterais do campo ou com o meia Alex, ídolo também  do rival, o Palmeiras se encolheu. E apesar das repetidas reclamações do goleiro Fernando Prass com os companheiros, não houve evolução. A equipe de Dorival Júnior foi ao ataque apenas em contra-ataques, sem grande perigo, e em nenhum momento dominou o jogo.
O Coritiba ainda teve um gol anulado no primeiro tempo, também de Zé Love. O atacante cabeceou para as redes após cobrança de falta de Alex, mas a arbitragem anulou o gol ao ver falta do zagueiro Leandro Almeida em Lúcio, do Palmeiras.
No intervalo, Valdivia, que mostrava pouquíssima mobilidade, deixou o campo. E foi essa a chave para que o Palmeiras definitivamente parasse de jogar.  Diogo entrou.
Não houve Palmeiras no início do segundo tempo. O Coritiba levou a bola ao campo ofensivo e lá deixou, para não sair. Aos nove minutos, a bola sobrou na área para Zé Love marcar, e dessa vez não teve motivo para ser anulado. Gol do Coritiba, para início de drama palmeirense.
Na sequência, Dorival Júnior conseguiu deixar sua equipe ainda mais frágil com uma alteração: tirou o volante Washington e colocou o atacante Cristaldo em campo. O time e abriu e o Coritiba fez mais um: Alex foi encontrado por trás da zaga em lançamento, conduziu até a área de Fernando Prass e tocou com extrema tranquilidade para que Joel ampliasse.
O melhor: Alex
O experiente meia que escolheu o Coritiba ao voltar para o Brasil não é o mesmo de dez anos atrás. Mas ainda é um jogador extremamente decisivo. Neste domingo, criou as principais jogadas do Coritiba e deu o segundo gol para Joel. Depois, quase fez em cobrança de falta.
O pior: Dorival Júnior
Tem extremas deficiências no time, muitas carências no elenco, mas o Coritiba também tem. Neste domingo, quebrou a equipe ao colocar Diogo no lugar de Valdivia. Por mais que o chileno precisasse sair, a entrada de mais um atacante deixou o time frágil. Depois, tirou o volante Washington e colocou outro atacante, Cristaldo, minutos antes de ver o Coritiba ampliar.
Chave do jogo
A saída de Valdivia. O Palmeiras jogava mal, mas não tão mal quanto no segundo tempo. Sem Valdivia, a equipe de Dorival Júnior não soube para quem tocar a bola. E assim, entregou a posse e o jogo aos donos da casa.
Toque dos técnicos
Marquinhos Santos, do Coritiba, fez o que devia fazer: foi para o ataque contra um rival direto jogando no Couto Pereira. Dorival Júnior tinha Felipe Menezes, Bernardo, Fernandinho, Mouche e Mazinho no banco, mas preferiu colocar Diogo no lugar de Valdivia. Depois, quis atacar ainda mais quando nem a posse de bola tinha. Quebrou a equipe.
FICHA TÉCNICA

CORITIBA 2 X 0 PALMEIRAS

Data: 23 de novembro de 2014, domingo

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha - GO (ESP-2)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence - GO (ESP-2) e Bruno Raphael Pires - GO (CBF-1)

Gols: Zé Love e Joel (COR)

Cartões amarelos: Welinton, Carlinhos e Zé Love (COR) / Nathan, Juninho, Allione e Renato (PAL)

CORITIBA: Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton (Bonfim); Norberto, Helder, Robinho (Sergio Manoel), Zé Love (Dudu), Alex e Carlinhos; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos

PALMEIRAS: Prass; João Pedro, Lúcio, Nathan e Juninho (Allione); Renato, Washington (Cristaldo), Victor Luis, Wesley e Valdivia (Diogo); Henrique

Técnico: Dorival Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.