quarta-feira, 15 de abril de 2015

ALERTA: Estudo afirma que pílula anticoncepcional diminui cérebro das mulheres

653u63u

* O Jornal de Hoje - As pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas. Mas agora um novo estudo afirma que pode haver outro efeito colateral preocupante para a droga: poderia encolher o cérebro.

Os neurocientistas descobriram que duas regiões importantes do cérebro responsáveis pela emoção e tomada de decisão são mais delicadas em pessoas que tomam a pílula.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), dizem que o córtex orbitofrontal lateral e o córtex posterior cigulate podem encolher em resposta aos hormônios sintéticos encontrados na droga.
Pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas, mas agora novo estudo afirma que elas poderiam encolher o cérebro.
Substâncias artificiais nos hormônios naturais bloqueiam a droga provocando mudanças na forma e função cerebral, de acordo com o estudo publicado na revista Human Brain Mapping.
Para o estudo, o autor principal, Nicole Petersen, recrutou 90 mulheres, com 44 tendo controle de natalidade combinada e 46 sem uso qualquer tipo de controle de natalidade hormonal.
As varreduras do cérebro revelou que o córtex orbitofrontal, responsável pela tomada de decisões, e o posterior cigulate, que processa emoções, ficaram menores do que a média nas mulheres que tomaram a pílula.
Os pesquisadores ainda não têm certeza se este encolhimento é permanente, e agora estão planejando mais estudos para descobrir.
A pesquisa também foi incapaz de descobrir se as alterações na espessura do córtex refletiam em todas as mudanças reais no comportamento das mulheres que tomam a pílula.
Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.