sábado, 9 de maio de 2015

Em dois dias, 44 presos fogem por túnel em presídio com 58 internos no PA

Resultado de imagem para fuga de presos* Uol - Quarenta e quatro presos fugiram entre esta sexta-feira (8) e sábado (9) do Presídio Estadual Metropolitano 3, localizado no município de Marituba, região metropolitana de Belém. A Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado) informou que os presos saíram em duas fugas diferentes, ambas por um túnel escavado no bloco B do presídio, que dá acesso à área externa da unidade.
A superintendência informou que os presos fugiram em pequenos grupos para não levantar suspeita da movimentação. Até agora, apenas dez deles foram recapturados. O diretor do presídio, Carlos Roberto Garcia Brito, foi afastado do cargo. O UOL tentou contato com Brito, mas o telefone dele estava desligado.
A primeira fuga ocorreu na madrugada de sexta, quando 33 presos do bloco B conseguiram fugir pelo túnel. Quando os agentes penitenciários fizeram a revista no bloco, perceberam que havia apenas 25 dos 58 internos que eram custodiados no local.
Segundo a Susipe, o túnel foi isolado e os internos foram remanejados para outro bloco. Porém, neste sábado, 11 deles conseguiram serrar as grades e saíram pelo mesmo túnel. O Batalhão de Choque iniciou revista no presídio, por volta das 18h, para contabilizar o número de presos que ainda estão na unidade. 
A Susipe disse que o túnel já está sendo fechado e que as grades serradas estão sendo reparadas neste sábado. Homens do Batalhão de Choque reforçarão a segurança até a finalização do serviço.
O órgão abriu inquérito administrativo e informou o fato à corregedoria para apurar se houve negligência na segurança ou facilitação das fugas. A administração do presídio ficará sob intervenção do Núcleo de Administração Penitenciária da Susipe até que um novo diretor seja escolhido para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.