domingo, 24 de maio de 2015

EM SOUSA-PB: Turista morre em hospital com suspeita de 'gripe suína'; laudo sai em 20 dias

Hospital Regional de Sousa
Hospital Regional de Sousa

Um idoso de 61 anos morreu na manhã deste sábado (23) no Hospital Regional de Sousa (Sertão do estado, a 438 km de João Pessoa) com sintomas característicos da Influenza A, ou H1N1, doença popularmente conhecida como ‘gripe suína’. Ele estava internado na semi-UTI do hospital desde a quinta-feira (21). A informação foi confirmada ao Portal Correio por um técnico em enfermagem que trabalha na unidade e preferiu não ter o nome divulgado na reportagem. 

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com o profissional, o homem deveria ter sido transferido para o Hospital Universitário de João Pessoa ou de Campina Grande nessa sexta-feira (22), mas os centros de referência alegaram não ter vaga para receber o paciente. 

O idoso era natural do Piauí, mas vivia a mais de 20 anos em Brasília. Ele veio à Paraíba com a esposa e estava em Pombal (a 371 km de João Pessoa) quando começou a sentir mal. Após ser medicado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Sousa. 

Segundo o técnico em enfermagem, o idoso apresentava um quadro clínico delicado. “Ele tinha febre, pressão baixa, tosse e os pulmões não funcionavam de forma adequada, além de parecer estar desorientado”, contou. A partir disso, os médicos começaram a desconfiar que o paciente poderia estar com a Influenza A. Conforme garantiu o funcionário da semi-UTI, todo o setor foi isolado e nenhum paciente teve contato com o idoso. 

Nessa sexta-feira (22), o idoso foi submetido a um procedimento de coleta de mucosa situada na orofaringe. O material coletado será encaminhado para um laboratório na capital paraibana e depois para Belém-PA, onde será analisado. O laudo confirmará se o idoso realmente estava com a Influeza A e deve ser divulgado em 20 dias.

* Do Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.