terça-feira, 30 de junho de 2015

Seis casos de dólares falsos são registrados em agência do BB no Recife

As notas falsas (foto) foram compradas na agência do BB da Avenida Rio Branco, Centro do Recife / Foto: cortesiaSeis casos de pessoas que compraram notas falsas de dólares em uma das agências do Banco do Brasil no Recife foram registrados, segundo informou o próprio banco. Ainda de acordo com a instituição financeira, outros 13 casos semelhantes estão sendo investigados. A Polícia Federal em Pernambuco abriu inquérito para apurar a fraude. 

Os casos vieram à tona após a repercussão do relato da estudante pernambucana Amanda Silva, que tentou depositar o dinheiro nos Estados Unidos, onde mora atualmente, e foi informada pela agência norte-americana Bank of America de que o dinheiro era falso. A estudante passou por situação constrangedora e poderia ter sido presa. 

Os dólares que estavam em posse da estudante foram comprados na agência do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, localizada no Bairro do Recife, área Central da capital pernambucana. Por causa do ocorrido, o pai da estudante, que levou o dinheiro aos EUA, está impossibilitado de deixar o país até que o caso seja resolvido.

A agência onde o pai de Amanda comprou a moeda estrangeira é a mesma onde o agropecuarista José Maria Rangel Júnior, de 36 anos, comprou dólares no último dia 12 de junho.

José Maria declara que o banco teria entrado em contato com ele na última sexta-feira (26), solicitando o seu comparecimento à agência com urgência para que fosse feita a troca das cédulas, que também seriam falsas.

O agropecuarista declara que tomou conhecimento do caso de Amanda através da internet e resolveu entrar em contato com ela. Na conversa, os dois chegaram a trocar fotos das notas e perceberam que, pelo menos cinco delas, teriam série idênticas. "Outras quatro não tinham fita e nem marca d'água", declarou. "O que aconteceu com Amanda poderia ter acontecido comigo", disse José Maria, afirmando estar aliviado por tet descoberto a falsidade das notas antes de realizar a sua viagem. 

Ainda na nota emitia à imprensa, o Banco do Brasil declara que o lote de cédulas foi identificado e isolado e que o episódio se trata de um "caso pontual".

Acompanhe a nota do Banco do Brasil na íntegra:

"O Banco do Brasil esclarece que, tão logo detectadas as ocorrências, iniciou a apuração dos fatos e adotou as medidas de segurança necessárias. Além disso, já fez contato com todos os clientes que fizeram operações de câmbio nas quais poderiam ter sido utilizadas cédulas do lote envolvido, e prestou as devidas orientações. Dentre os clientes contatados, o BB já confirmou que seis, de fato, adquiriram notas falsas. Há mais 13 operações que ainda estão sob verificação. Os clientes que procuraram a reportagem provavelmente foram avisados pelo próprio Banco.

O lote de cédulas foi identificado e isolado. Portanto, trata-se de caso pontual. O BB reafirma que não existe risco para demais clientes que realizaram, ou venham a realizar operações de câmbio em Recife e demais praças.

As atividades de câmbio na agência da avenida Rio Branco, em Recife, foram retomadas às 15 horas, após suspensão para verificação de procedimentos.

Vale lembrar que o BB atua há mais de 30 anos no mercado de câmbio, e é líder no segmento.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.