terça-feira, 13 de outubro de 2015

QUALIDADE DAS OPORTUNIDADES DA EDUCACIONAIS: MUNICÍPIO DE ITAÚ-RN POSSUI ÍNDICE GERAL DE 4,3, SEGUNDO IOEB

processos

O Município de Itaú-RN possui Índice Geral de 4,3, o Estado do RN possui 3,9 e a média do índice do Brasil é de 4,5.
O IOEB pode variar de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais no município.
IOEB - Índice de Oportunidades da Educação NacionalO IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuidos a cada fator. Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determiantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
Indicadores de resultado educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.
Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

* Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.