quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

No Cariri Paraibano, rio registra primeira grande cheia do ano, e ponte rompe


As fortes chuvas caídas nesta terça-feira(07) em algumas cidades da região do Cariri provocaram a primeira enchente do Rio Taperoá no ano de 2020, um dos principais afluentes do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
O rio amanheceu com uma grande cheia, e a água segue para o açude de Boqueirão.
O Rio Taperoá transcorreu água em seu leito, descendo a nascente até em São João do Cariri, a população registrou a chegada das águas no rio da cidade.
Após uma noite chuvosa na região do Cariri, a população da região ficou otimista com a expectativa de um ano chuvoso e de um bom inverno. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, os moradores registraram a enchente no rio.
“Esse ano vai ser bom hein, se Deus Quiser!”, disse um internauta que gravou e compartilhou um registro do rio.
Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa está com 68.455.093 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 14,67% de sua total capacidade de armazenamento que é de 466.525.964 mm.
As chuvas que encheram o rio, também causaram estragos. Devido ao temporal, a PB-202 que liga Santo André a Parari, no Cariri paraibano não resistiu e rompeu em seis pontos, deixando a rodovia praticamente destruída.
Com enxurrada, pequenos açudes não resistiram e animais foram carregados pelas águas. Em Santo André, de acordo com informações de populares, choveu aproximadamente 200 milímetros durante a noite.

Severino Lopes



* PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.