Olá ,Meus Amigos
Estou postando nosso Plano de Aula apresentado ao E-PROINFO de Itaú/RN.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC’S
E-PROINFO DE ITAÚ/RN
JUNHO DE 2011
TUTORA: KALIANDRA FREITAS
DOCENTES: MÁRCIO MELO, FLÁVIO MARQUES E MANOEL EGLEUDO
Plano de Aula
Conteúdo: Os Lugares e suas paisagens
- Os elementos da Paisagem
 
Componentes naturais e humanizados da
- paisagem
 
Objetivo Geral:
- Reconhecer, nas paisagens as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação provocada pela ação humana.
 
Objetivos Específicos:
- Comparar paisagens do campo (natural) e da cidade (modificada).
 - Distinguir componentes naturais e humanizados na paisagem.
 - Citar interferências na paisagem provocada pela ação humana.
 - Estabelecer relações entre paisagens e lugares percebendo semelhanças e diferenças, permanências e transformações.
 
Metodologia:
- Apresentar um cartaz com gravuras de vários tipos de paisagens, tanto natural como modificada;
 
- Como são as paisagens?
- Quais as diferenças entre elas?
- Em qual paisagem é mais parecida com o lugar onde você mora?
- Quais os elementos naturais da paisagem?
- Quais os elementos humanizados da paisagem?
- Possibilitar a demonstração dos conhecimentos prévios e vivencias em relação ao tema em estudo;
 - Socialização;
 - Dividir a turma em dois grupos, para que os mesmos possam realizar uma atividade com recortes de gravuras de revistas, jornais e livros de paisagens naturais e modificadas, colocando-as em um papel madeira e em seguida exporem para turma.
 
Recursos Didáticos:
- Pincel
 - Quadro branco
 - Lápis Piloto
 - Papel madeira
 - Livros, revistas, jornais
 - Cola
 - Tesoura
 - Folha ofício
 - Fita Gomada
 
Avaliação:
- O aluno será avaliado através:
- Desempenho;
 - Participação;
 - Interesse;
 - Trabalho em grupo;
 
Referências:
PIRES, Valquíria. Projeto radix: Geografia, 6º. Ano/Valquíria Pires, Beluce Bellucce. ____ São Paulo: Sciopione, 2009.
Plano de Aula apresentado ao Curso do E-PROINFO de Itaú/RN
  Junho de 2011


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.